Tipos de governança criminal: Estudo comparativo a partir dos casos da Maré

Eduardo Ribeiro, Luiz Eduardo Soares, Miriam Krenzinger

Resumo


O estudo analisa algumas modalidades de governança criminal, partindo da comparação entre as distintas configurações do poder local que se encontram em favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Busca-se ultrapassar os limites do território originalmente focalizado na pesquisa “Impactos sociais da exposição à violência armada na Maré”, agregando informações disponíveis sobre o universo popular fluminense. Nossa intenção é propor algumas hipóteses interpretativas que dialoguem com as tradições dos estudos sobre poder e desigualdades na sociedade brasileira.


Palavras-chave


governança criminal, grupos criminosos armados, milícias, tráfico de drogas, impactos sociais da violência armada nas favelas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.4322/dilemas.v15nesp4.46351

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Ao submeter um texto, o(s) autor(es) declara(m) aceitar todos os termos e condições da revista e cede(m) a ela os direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais dos artigos publicados são do autor, porém com direitos da DILEMAS - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social sobre a primeira publicação.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

               

APOIO: