Do ator à criatura cinematográfica: notas sobre Le magique et le vrai : l’acteur de cinéma, sujet et objet, de Christian Viviani

Isabel Paz Sales Ximenes Carmo

Resumo


A presente resenha propõe fazer uma breve apreciação do livro Le magique et le vrai: l’acteur de cinéma, sujet et objet, do pesquisador francês Christian Viviani. Publicada em 2015, a obra apresenta um amplo panorama dos estudos atorais, discutindo a herança teatral do ator de cinema e as imbricações resultantes da relação entre as especificidades da linguagem cinematográfica e a criação atoral. Ricamente ilustrado por análises de sequências originárias de diversas cinematografias, o livro traz também uma seção dedicada ao jogo atoral no cinema indiano. Ainda que mencione superficialmente alguns pontos caros aos estudos atorais, a obra, de caráter quase enciclopédico, é bem sucedida ao se inserir numa tradição recente da pesquisa científica nesse campo.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.26397

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.