As representações sobre o regime militar nos livros didáticos de história (1985-2011): De 'revolução' a golpe civil-militar de 1964

Autores

  • André Barbosa Fraga PPGH, UFF

Palavras-chave:

educação, ensino de história, lugares de memória, livro didático, regime militar

Resumo

Neste artigo, são analisadas as representações sobre o regime militar brasileiro em um conjunto de livros didáticos de história para o ensino médio produzidos entre 1985 e 2011. O objetivo é compreender algumas mudanças presentes nas memórias sobre o regime militar inseridas nos livros didáticos. Em quatro décadas de redemocratização, ocorreram significativas transformações.

 


This article analyzes the representations of the Brazilian military regime in a set of history textbooks for high school produced between the years of 1985 and 2011. The article has as objective to understand some of the changes present in the memories of the military regime inserted in textbooks. Significant changes occurred in four decades of re-democratization.


Keywords: education; history teaching; places of memory; textbook; military regime

Biografia do Autor

André Barbosa Fraga, PPGH, UFF

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH/UFF), mestre pelo mesmo programa, graduado e licenciado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), historiador e professor de história na educação básica.

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Publicado

2017-09-20