Quanto dura o programa? Notas sobre prostituição e envelhecimento de mulheres e travestis

Autores

  • Domila do Prado Pazzini UFSCar
  • Luiz Henrique Miguel PPGS, UFSCar

Palavras-chave:

prostituição, envelhecimento, gênero, travestilidade, corpo

Resumo

Pensando no envelhecimento como um processo que modifica os corpos e ressignifica relações e imaginários, o presente artigo visa apresentar uma discussão sobre os desdobramentos deste processo de envelhecimento em travestis e mulheres que se prostituem no interior de São Paulo. Por meio de pesquisa etnográfica, busca-se entender quais são as percepções e relações estabelecidas entre as entrevistadas e os espaços que circulam, relações que estabelecem e, consequentemente, as valorizações que empreendem nestas relações.

 

This article aims to present a discussion about the aging process in transvestites and women prostitutes in the state of Sao Paulo, whereas that aging is a process that modifies the bodies and resignifies relations and imaginaries. Through ethnographic research, we try to understand what perceptions and relationships are established between the interviewees and the spaces they circulate, the relations they establish and, consequently, the valuations they undertake in these relations.
Keywords: prostitution, aging, gender, transvestism, body

Biografia do Autor

Domila do Prado Pazzini, UFSCar

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil), mestre em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Brasil) e graduada em ciências sociais pela UFSCar. É pesquisadora do NaMargem -- Núcleo de Pesquisas Urbanas, sediado no Departamento de Sociologia da UFSCar.

Luiz Henrique Miguel, PPGS, UFSCar

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, Brasil), mestre em sociologia pelo mesmo programa e graduado em ciências sociais pela UFSCar.

Downloads

Publicado

2017-09-21