Performance, liminaridade e communitas em ambientes telepresentes

Autores

  • Helmut Paulus Kleinsorgen PPGSA, UFRJ

Palavras-chave:

telepresença, performance, webcam, intimidade, corporalidade

Resumo

Neste trabalho, discuto algumas representações simbólicas que permeiam
ambientes-telepresentes, especificamente o portal de exibição de live webcams CAM4 (www.cam4.com). A partir dos estudos de performance desenvolvidos por Victor Turner, pretendo analisar o papel da instrumentalização do corpo como veículo de expressão não-verbal nas práticas sociais de produção, compartilhamento e recepção de representações identitárias audiovisuais em redes de interação mediadas pela Internet. Por meio de uma perspectiva comparativa, tenho o propósito de compreender os atores sociais, discursos e sentidos inseridos na crescente incorporação da exibição a distância em tempo real do rosto, do corpo e/ou da encenação de diferentes tipos de performances amadoras.

 


Performance, Liminarity and Communitas in Ambients of Telepresence

This article focuses on the discussion of symbolic representations observed
in ambients of telepresence, mainly the live webcam portal CAM4 (www.cam4.com). Through the works of Victor Turner on the anthropological notion of performance, I seek to understand the emergence of the body as a medium for nonverbal communication and expression as well as the influence of virtual audiences in the contextual negotiation of one's cultural identity, representation and gender.


Keywords: telepresence; performance, webcam; intimacy, corporality

Biografia do Autor

Helmut Paulus Kleinsorgen, PPGSA, UFRJ

Doutorando em Antropologia Social pelo PPGSA/
IFCS/UFRJ. Este artigo é parte integrante da pesquisa de tese em andamento “Metaforizações do corpo em portais adultos de Live Webcam: a constituição da
Telepresença como ambiente performático e o contexto da Performance Amadora Online” (título provisório), orientada pelo professor Marco Antônio Gonçalves.

Downloads

Publicado

2017-09-21