Epistemologia das lutas sociais

Autores

  • Roberta Lobo UFRRJ
  • Leandro dos Santos UFRRJ

Palavras-chave:

Lutas sociais e epistemologia, Racionalidade e experiência sensível, Memória e história

Resumo

Pretendemos com este texto travar um debate epistemológico sobre o potencial políticopedagógico presente na memória das lutas sociais que têm como protagonista as classes populares. Deste modo, as lutas sociais carregam em si uma forma própria de observar, conhecer e criticar a realidade, que, diferentemente das correntes de pensamento hegemônicas convencionais, congrega em suas análises razão e experiência empírica, sensibilidade, objetividade e posicionamento político-ideológico.


Epistemology of Social Struggles

We want with this text lock an epistemological debate about political-pedagogical potential present in memory of social struggles that have as protagonist the popular classes. In this way the social struggles carry itself a shape to observe, understand and criticize the fact that unlike conventional, hegemonic currents of thought brings together in its analysis reason and empirical experience, objectivity and political-ideological positioning.

Keywords: Social struggles and epistemology; Rationality and sensitive experience; Memory and history.

Biografia do Autor

Roberta Lobo, UFRRJ

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pesquisadora do grupo de pesquisa Filosofia e Educação Popular.

Leandro dos Santos, UFRRJ

Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e professor do Departamento de Educação e Sociedade do curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). esquisador do grupo de pesquisa Filosofia e Educação Popular.

Downloads

Publicado

2017-09-25