Entre a meritocracia e a 'Escola sem Partido': Uma discussão acerca dos riscos à função escolar de educação para a cidadania a partir do estudo de caso de um Colégio de Aplicação
Palavras-chave:
meritocracia, Colégio de Aplicação, Escola sem PartidoResumo
O artigo propõe a análise dos significados referentes à categoria “meritocracia” em um Colégio de Aplicação da Zona da Mata de Minas Gerais. Com a hipótese de que o termo teria sido mobilizado com diferentes sentidos por indivíduos envolvidos em debates de sala de aula, gerando estranhamento e aversão recíprocos, pretende-se recorrer aos aportes do sociólogo Ezra Park para compreender os referenciais organizados e transmitidos nas interações simbólicas do colégio. A partir de um estudo de caso, propõe-se discutir os riscos inerentes do projeto Escola sem Partido à preparação para o exercício da cidadania na formação escolar e como esse tema se liga às tensões políticas percebidas.
Abstract: Between Meritocracy and “School Without Party” A Discussion About the Risks to the School Function of Education for Citizenship from the Case Study of an Colégio de Aplicação proposes the analysis of the meanings referring to the meritocracy category in a school called Colégio Aplicação from Minas Gerais, Brazil. From the hypothesis that this would have been mobilized with different senses by the actors involved in classroom debates, generating mutual estrangement and aversion, we'll use the contributions of the sociologist Ezra Park to understand the references organized and transmitted in the symbolic interactions. On this study case, we intend to discuss the inherent risks of the “School Without Party” project to the preparation for the exercise of citizenship in school education and how this theme is linked to the political tensions perceived.
Keywords: meritocracy, Colégio de Aplicação, School Without Party