Método qualitativo, construção de pesquisa e entrevistas: Uma reflexão a partir do livro 'A construção de uma identidade inacabada: Nipo-brasileiros no interior do Estado de São Paulo'
Autores
Iann Endo Lobo
UFSC
Palavras-chave:
pesquisa de campo, entrevista, fonte oral, habitus, Bourdieu
Resumo
O presente artigo toma o livro A construção de uma identidade inacabada, de Marcelo Ennes, como estudo de caso para analisar duas questões referentes ao universo da pesquisa social qualitativa: como se desenvolve a relação teoria-método-campo ao longo da pesquisa; e como se dá no âmbito prático o processo das entrevistas. As fontes do artigo são o livro de Ennes, outros de seus escritos e uma entrevista com o autor, além de textos clássicos da sociologia e antropologia. Conclui-se que na pesquisa qualitativa a relação teoria-método-campo cresce de modo complexo, no qual cada elemento da pesquisa informa e altera o outro. E que há certos métodos e princípios éticos envolvidos no processo das entrevistas que auxiliam na obtenção de bons resultados de pesquisa.
Biografia do Autor
Iann Endo Lobo, UFSC
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre pelo mesmo programa e graduado em ciências sociais pela UFSC.