Método qualitativo, construção de pesquisa e entrevistas: Uma reflexão a partir do livro 'A construção de uma identidade inacabada: Nipo-brasileiros no interior do Estado de São Paulo'

Autores

  • Iann Endo Lobo UFSC

Palavras-chave:

pesquisa de campo, entrevista, fonte oral, habitus, Bourdieu

Resumo

O presente artigo toma o livro A construção de uma identidade inacabada, de Marcelo Ennes, como estudo de caso para analisar duas questões referentes ao universo da pesquisa social qualitativa: como se desenvolve a relação teoria-método-campo ao longo da pesquisa; e como se dá no âmbito prático o processo das entrevistas. As fontes do artigo são o livro de Ennes, outros de seus escritos e uma entrevista com o autor, além de textos clássicos da sociologia e antropologia. Conclui-se que na pesquisa qualitativa  a relação teoria-método-campo cresce de modo complexo, no qual cada elemento da pesquisa informa e altera o outro. E que há certos métodos e princípios éticos  envolvidos no processo das entrevistas que auxiliam na obtenção de bons resultados de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iann Endo Lobo, UFSC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre pelo mesmo programa e graduado em ciências sociais pela UFSC.

Downloads

Publicado

2020-12-07

Edição

Seção

Artigos