'Fat studies' e a produção de conhecimento situado: Notas sobre o sexto Congresso Internacional de Estigma do Peso

Autores

  • Beatriz Klimeck
  • Rogerio Azize

Palavras-chave:

fat studies, gordofobia, estigma do peso corporal, conhecimento situado, antropologia da saúde

Resumo

Desde 2013, acadêmicos e ativistas se reúnem anualmente na International Weight Stigma Conference a fim de discutir suas produções, as quais, na maioria dos casos, situam-se no campo dos fat studies (em tradução livre, “estudos sobre a pessoa gorda”). Estas são observações produzidas por um olhar etnográfico sobre a sexta edição, na Inglaterra, em 2018, e pelo acompanhamento da hashtag do evento no Twitter. A partir da dinâmica de produção de conhecimento sobre e a partir de corpos gordos, foi possível observar tensões estabelecidas pelas escolhas linguísticas, o repensar dos paradigmas biomédicos sobre “obesidade” à luz da justiça social e um espaço de acolhimento possível dentro das formalidades de um congresso acadêmico.

Biografia do Autor

Beatriz Klimeck

Mestranda em saúde coletiva do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil) e graduada em ciências sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, Rio de Janeiro, Brasil).

Rogerio Azize

Professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) do IMS da Uerj. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil) e graduado em ciências sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil).

Downloads

Publicado

2019-04-11

Edição

Seção

Edição Especial XIX Jornada PPGSA/UFRJ