Grileiro: Categoria de acusação simbólica – Reconfiguração de forças nas relações entre posseiros e grileiros no pré-golpe empresarial-militar

Autores

  • Ricardo Braga Brito

Palavras-chave:

posseiros, grileiros, despejo, movimento social, conflitos rurais

Resumo

Compreendendo que as identidades políticas são formadas a partir da experiência de conflito e do trabalho de enquadramento coletivo, buscou-se analisar as alterações das condições materiais de existência, tais como a violência dos despejos da terra, a grilagem e a concentração fundiária no estado do Rio de Janeiro, em particular do município de Cachoeiras de Macacu. O ponto de partida é a elaboração das categorias de “posseiro”e “grileiro”, elementos fundamentais para a compreensão do período anterior ao golpe empresarial-militar de 1964, salientando a capacidade criativa e ativa do movimento camponês que lutou pela democratização do acesso à terra. 

Biografia do Autor

Ricardo Braga Brito

Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil). É mestre pelo mesmo programa e graduado em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil).

Downloads

Publicado

2019-04-11

Edição

Seção

Edição Especial XIX Jornada PPGSA/UFRJ