A informática bilíngue na inclusão digital

Autores

  • Maria Isabel de Oliveira da Silva
  • Márcio Menezes Dias
  • Bruno da Silva Andrade

Palavras-chave:

educação bilíngue, tecnologia, informática educacional, contextualidade indígena, diálogo intercultural

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência com objetivo de a elaboração elaborar do material didático pedagógico bilíngue para difusão de informações na área de informática. A metodologia usada foi através do trabalho em grupos com os alunos do ensino médio técnico em informática. Para facilitar a elaboração do material foi necessário usar com os alunos o laboratório de Informática da própria Instituição para edições de imagens digitações e outros relacionados ao material. Os resultados foram positivos no relato feito com os alunos e em seguida na apresentação para um grupo de professores indígenas de variadas etnias do curso de letras da Ufam. Os mesmos em seus relatos também foram positivos estimulando a dar continuidade desse projeto inovador num contexto de fortalecimento da língua como meio de expressão histórica, cultural e identitária dos povos indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira-Amazonas.

Biografia do Autor

Maria Isabel de Oliveira da Silva

Mestranda em antropologia social do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). Possui licenciatura em informática pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA, Manaus, Brasil).

Márcio Menezes Dias

Professor pesquisador do Instituto Federal do Amazonas Campus São Gabriel da Cachoeira (Ifam, Manaus, Brasil). Bacharel em análise de sistema pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam, Manaus, Brasil).

Bruno da Silva Andrade

Professor pesquisador do Ifam e licenciado em informática pela UEA.

Downloads

Publicado

2019-04-11

Edição

Seção

Edição Especial XIX Jornada PPGSA/UFRJ