Modelos teóricos de análise da evasão no ensino superior aplicados à pesquisa sobre acompanhamento acadêmico dos discentes do setor público

Autores

  • Eduardo Henrique Narciso Borges

Palavras-chave:

ensino superior, desigualdades, acesso, evasão, acompanhamento acadêmico

Resumo

O objetivo deste artigo é desenvolver uma análise sobre as potencialidades dos distintos modelos analíticos para o aprofundamento das discussões teóricas e metodológicas a respeito da evasão discente no ensino superior. Sendo assim, o trabalho visa analisar por meio da revisão de literatura as peculiaridades apresentadas pelas pesquisas sobre evasão e os principais problemas que envolvem as probabilidades de permanência dos estudantes, que se tornam menores quando tratamos de estudantes que não se enquadram no perfil “tradicional”: branco, de classe média e com disponibilidade para dedicação exclusiva aos estudos.
Palavras-chave: ensino superior, desigualdades, acesso, evasão, acompanhamento acadêmico

Biografia do Autor

Eduardo Henrique Narciso Borges

Professor substituto na Faculdade de Educação da UFRJ. Doutorando em sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil), mestre pelo mesmo programa e graduado em ciências sociais pela UFRJ. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (Lepes/FE/UFRJ) e do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (Lapes/PPGSA/UFRJ).

Downloads

Publicado

2019-04-11

Edição

Seção

Edição Especial XIX Jornada PPGSA/UFRJ