Apresentação ao dossiê Olhares Cruzados sobre a Normalização

Autores

  • Diego Madi Dias Universidade de São Paulo
  • Júlio Simões Universidade de São Paulo

Resumo

Os artigos reunidos neste dossiê têm em comum o fato de perseguirem lógicas relacionais alternativas à hegemonia da cisheterossexualidade reprodutiva, no mundo e na análise das ciências sociais. Procuram assim contribuir para uma antropologia da normalização e da regulação biopolítica, processos discutidos pela/os autora/es neste número como relativos às dinâmicas de produção da diferença e estratificação relacional envolvendo parentesco, gênero, sexualidade, corpo e saúde.

Os textos foram originalmente apresentados como ensaios para a disciplina “Antropologia da normalização: Práticas e mentalidades de regulação biopolítica”, ministrada pelos organizadores deste dossiê no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de São Paulo (USP), no primeiro semestre de 2019. O objetivo foi discutir uma visão crítica aos discursos antropológicos sobre a economia das trocas simbólicas, privilegiando um olhar para as lógicas relacionais e o controle da vida no contexto das sexualidades não reprodutivas e das experiências de gênero que tensionam, desafiam e extrapolam o regime micropolítico cisheterossexual vigente e hegemônico. A proposta procurou restituir o lugar da sexualidade e da dissidência como campos produtores de um “universo de regras”, questão discutida na disciplina com base em duas referências fundamentais: a etnografia de Néstor Perlongher sobre os códigos de relação que organizam o negócio do desejo, a partir de sua pesquisa sobre prostituição masculina na região central de São Paulo no começo dos anos 1980 (Perlongher, 1987); e as reflexões esparsas de Michel Foucault sobre a amizade como um “modo de vida”, quando tratou, na mesma época, das potências da homossexualidade em fornecer uma nova gramática relacional (Foucault 1981, 1982a, 1982b).

Biografia do Autor

Diego Madi Dias, Universidade de São Paulo

Pesquisador de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador associado do Laboratoire d’anthropologie sociale du Collège de France (França). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio doutoral no Centre Enseignement et recherche en ethnologie amérindienne (Erea), do Laboratoire d’ethnologie et de sociologie comparative (Lesc) da Université Paris Nanterre (França). Mestre pelo PPGSA/UFRJ e graduado em ciências sociais pela UFRJ.

Júlio Simões, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Antropologia da USP e pesquisador-líder do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (Numas) da USP. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Unicamp e graduado em ciências sociais pela USP.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Edição

Seção

Dossiê Olhares Cruzados sobre a Normalização