Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O objetivo da Revista Estudos Libertários é preencher uma lacuna editorial brasileira, no que concerne à publicização de pesquisas academias críticas, tratando tanto de temas decoloniais e anarquistas no âmbito das Ciências Humanas: História das culturas e dos saberes negros e indígenas, resgate do comunalismo africano e das organizações sociais indígenas antes e após a colonização; perspectivas teóricas decoloniais; criticas aos princípios do colonialismo, da colonialidade/modernidade e do capitalismo; história do anarquismo; filosofias anarquistas e libertárias; estudos sobre prisões e abolicionismo penal; revoltas, revoluções, ações diretas e insurgências populares, com especial ênfase para 2013 no Brasil e congêneres pelo mundo; sindicalismo revolucionário, anarcossindicalismo; história do inssurrecionalismo; papel dos trabalhadores e dos direitos trabalhistas; educação e pedagogia libertária; crítica do Estado, do capitalismo, das plutocracias, de todo tipo de autoridade; pesquisas sobre mídia e o papel exercido pelos oligopólios de comunicação de massa; propostas de organizações socialistas, horizontais, autogestionárias, federativas; estudos que denunciem as opressões/governanças sociais: racista, patriarcal, sexual, acadêmico-científica, religiosa, capitalista, oficialista, da estética-produtiva, xenofóbica, antropocêntrica; estudos sobre veganismo e especismo; pesquisas sobre as opressões sobre as comunidades LGBTQIA+ e a busca pela libertação de suas opressões; pesquisas sobre a cultura popular insurgente e/ou contestadora; estudo sobre história dos povos principalmente oriundos da América Latina e África; todo tipo de estudo que tenha como lente o instrumental teórico anarquista, libertário e/ou decolonial e colabore para a emancipação social e/ou colabore para a crítica do status quo.

 

Políticas de Seção

Versões

Editores
  • Juan Magalhaes
  • Guilherme de Santana
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de Livros

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação da revista é realizada por pares cegamente. De acordo com o tema proposto no artigo, o comitê editorial designará dois avaliadores que devem emitir seu parecer em até um mês. Depois das indicações, o editor geral designará para a publicação ou retornará ao autor para fazer possíveis modificações exigidas pelos avaliadores. Depois das modificaçoes realizadas, o texto será novamente enviado aos avaliadores para dar o aceite final. Nesse caso, o artigo será publicado. Caso as duas avaliações sejam negativas, o autor será avisado pelos editores. Em caso de empate nas proposições, o editor indicará um terceiro avaliador para emitir seu parecer sobre o texto.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Perfil de autores

A Revista Estudos Libertários aceita artigos de doutores e doutorandos. Mestres, mestrandos e graduandos que queiram publicar artigos com o mesmo escopo/temática da Revista de Estudos Libertários devem enviar seus artigos para a READ - Revista de Estudos Anarquistas e Decoloniais.