DA EDUCAÇÃO SANITÁRIA A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Autores

  • Ana Paula Massadar Morel

Palavras-chave:

Educação Popular em Saúde, Coronavírus, Movimentos populares.

Resumo

 O avanço da pandemia do coronavírus traz a urgência em pensar a saúde na relação com aspectos sociais e educativos. Considerando que todo trabalho em saúde está permeado pela tensão entre diferentes concepções de educação em saúde, buscamos contrapor a concepção da “educação sanitária” da “educação popular em saúde”, analisando as relações estabelecidas por ambas com a população trabalhadora mais vulnerável. Destacamos a importância da educação popular que possibilita incentivar na área da saúde o diálogo, o compromisso com a transformação social e o protagonismo dos oprimidos. Por fim, destacamos a importância que os movimentos de favela têm tido para combater o avanço do coronavírus.

 

Biografia do Autor

Ana Paula Massadar Morel

Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJProfessora adjunta da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Ciências Sociais também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

Araújo, IS & Cardoso, JM. Comunicação e saúde. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007

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Paludo, C. Educação Popular como resistência e emancipação humana. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 96, p. 219-238, maio-ago, 2015

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Publicado

2020-04-20