QUILOMBO E FAVELA: RESISTÊNCIA E CONSTRUÇÃO SOCIAL

Autores

  • Júlio Cesar de Souza Dória

Palavras-chave:

anarquismo periférico

Resumo

 

 

  

O presente artigo tem como objetivo analisar a trajetória de uma prática de apoio mútuo nas comunidades pobres e negras do Brasil, em específico, do Rio de Janeiro. Pretende-se apontar para uma historicidade na organização e construção de práticas voltadas para manutenção, fortalecimento e sobrevivência dessas comunidades em articulação com favelas do Rio de Janeiro.

 

Biografia do Autor

Júlio Cesar de Souza Dória

Programa de Pós Graduação em História Social (PPGHIS) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Referências

BAKUNIN, Mikhail Aleksandrovitch (2011). O princípio do Estado e outros ensaios. São Paulo: Hedra.

______________________________ (2011). Três conferências. In: O princípio do Estado e outros ensaios. São Paulo: Hedra.

CÁCERES, Luz Stella Rodríguez (2017) « Paisagem, memória e parentesco no quilombo de Vargem Grande, RJ », Etnográfica [Online], vol. 21 (2), Online desde 09 Julho 2017, consultado em 12 Julho 2017. URL : http://etnografica.revues.org/4908.

CLASTRES, Pierre (2017). A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política. São Paulo: UBU.

COLOMBO, Eduardo (2001). O Estado como paradigma de poder. São Paulo: Imaginário.

CORRÊA, Armando Magalhães (1936). O sertão carioca. Rio de Janeiro: Ed. IHGB.

DOMINGUES, Petrônio (2011). Cidadania levada a sério: os Homens de Cor no Brasil. In: GOMES, Flávio dos Santos & DOMINGUES, Petrônio (org.) Experiências da emancipação: biografias, instituições e movimentos sociais no pós-abolição (1890-1980). São Paulo: Selo Negro.

DÓRIA, Júlio C. de S (2015). A Confederação Abolicionista e o abolicionismo na Corte: projetos e estratégias de inserção do negro na sociedade brasileira. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ.

DÓRIA, Renato de Souza (2015). Memória e história da ocupação e dos conflitos de terra no Sertão Carioca. In: POTENGY, Gisélia Franco. & VENANCIO, Ana Teresa A. O asilo e a cidade: histórias da Colônia Juliano Moreira. Rio de Janeiro: Garamond.

ENGEMAN, Carlos; GUIMARÃES, Maria Aparecida de Oliveira. ; MUSITANO, Mirtes Cavalcanti.; SILVEIRA, Angela Maria Rosa (2010). Marcas das mãos. In: As marcas do homem na floresta: história ambiental de um trecho urbano da Mata Atlântica. (org.) OLIVEIRA, Rogério Ribeiro de. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio.

FRIDMAN, Fania. Donos do Rio em nome do rei: uma história fundiária da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Garamond.

GOMES, Eduardo Rodrigues (1983). Campo contra cidade: o ruralismo e a crise oligárquica no pensamento brasileiro (1910-1935). – In: Revista Brasileira de Estudos Políticos. Belo Horizonte, Minas Gerais: UFMG.

GOMES, Flávio dos Santos (2006). História de quilombolas: mocambos e comunidades de senzalas no Rio de Janeiro (século XIX). São Paulo: Companhia das Letras.

______________________ (2015). Mocambos e Quilombos: uma história do campesinato negro no Brasil. São Paulo: Claro Enigma.

______________________ (2011). “No meio das águas turvas”: raça, cidadania e mobilização política na cidade do Rio de Janeiro (1888-1889). In: GOMES, Flávio dos Santos & DOMINGUES, Petrônio (org.) Experiências da emancipação: biografias, instituições e movimentos sociais no pós-abolição (1890-1980). São Paulo: Selo Negro.

GUIMARÃES, Elione Silva (2009). Terra de Preto: usos e ocupação da terra por escravos e libertos (Vale do Paraíba Mineiro, 1850-1920). Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense.

MALATESTA, Errico (2014). Escritos Revolucionários. São Paulo: Hedra.

MARTINS, Robson Luís Machado (2005). Os caminhos da liberdade: abolicionistas, escravos e senhores na província do Espírito Santo (1884-1888). Campinas, SP: Unicamp/CMU.

MENDONÇA, Sonia Regina de (1997). O ruralismo brasileiro (188-1931). São Paulo: Hucitec.

OLIVEIRA, Rogério Ribeiro de (2010). Os cenários da paisagem. In: As marcas do homem na floresta: história ambiental de um trecho urbano da Mata Atlântica. (org.) OLIVEIRA, Rogério Ribeiro de. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio.

PROUDHON, Pierre-Joseph (2015). Solução do problema social. São Paulo: Edusp.

RIOS, Ana Maria & MATTOS, Hebe Maria (2007). Pra além das senzalas: campesinato, política e trabalho rural no Rio de Janeiro pós-Abolição. In: Quase-cidadão: histórias e antropologias da pós-emancipação no Brasil. (ORG.) CUNHA, Olívia Maria Gomes da. & GOMES, Flávio dos Santos. Rio de Janeiro: Editora FGV.

SILVA, Eduardo & REIS, João José (1989). Negociação e Conflito. São Paulo: Companhia das Letras.

SANTOS, Leonardo Soares dos (2005). Um sertão entre muitas certezas: a luta pela terra na zona rural do Rio de Janeiro (1945-1964). Dissertação de mestrado. Niterói: UFF.

________________________. Estado e Capital contra a sociedade em Jacarepaguá: ontem e hoje. Disponível em < http://ihbaja.blogspot.com.br/2015/01/estado-e-capital-imobiliario-contra-o.html>. Acesso em: 12 de julho de 2017.

_________________________ (2010). A desruralização da cidade como expressão da ruptura do metabolismo entre cidade e campo: exemplo do Rio de janeiro de fins do século XIX. In: De cidades e territórios. FRIDMAN, Fania (org.). Rio de Janeiro: PoD editora.

SCOTT, James C (2011). Exploração normal, resistência normal. Revista Brasileira de Ciência Política, nº 5. Brasília.

THOMPSON, E. P (1998). Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras.

Fontes

Gazeta da Tarde, 13 de junho de 1891.

Lei Estadual nº 2.377 de 28 de junho de 1974.

Downloads

Publicado

2020-05-08