“Semear para Colher”: Educação nas páginas do jornal A Voz Do Trabalhador

Autores

Palavras-chave:

Educação libertaria, História da Educação, Imprensa Operária, Anarquismo.

Resumo

A pesquisadora e professora Célia Maria Benedicto Giglio, busca nas páginas do jornal operário “A Voz do Trabalhador”, publicado entre 1908 e 1915, registros do projeto educacional voltado ao proletariado empenhado por militantes majoritariamente anarquistas e sindicalistas. A pesquisa da autora originalmente produzida em 1995 foi publicada em 2019, reforçando a atualidade do tema da educação racionalista, e é objeto de análise desta resenha.

Biografia do Autor

Beatriz Rodrigues Silvério, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda em História (PPGH), na linha de pesquisa Instituições, Vida Material e Conflito na UNIFESP. Bacharel em História pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Referências

BATALHA, Claudio Henrique de Moraes. (2015), A Confederação Operária Brasileira e sua militância. In: MARQUES, Antonio José. Arquivos e o direito à memória e à verdade no mundo dos trabalhadores: coletânea do 3º seminário internacional o mundo dos trabalhadores e seus arquivos; Rio de Janeiro/São Paulo; Arquivo Nacional/Central Única dos Trabalhadores – CUT; . pp. 71 - 89.

CORREA, Felipe. (2011), Anarquismo e Sindicalismo Revolucionário: uma resenha crítica do livro de Edilene Toledo, a partir das visões de Michael Schmidt, Lucien van der Walt e Alexandre Samis. In: CORREA, Felipe. Ideologia e Estratégia: anarquismo, movimentos sociais e poder popular; São Paulo; Faísca.

GALLO, Silvio (1990). Educação Anarquista: por uma pedagogia do risco. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

GIGLIO, Célia Maria Benedicto. (2019) Imprensa operária e educação nos inícios do século XX: O jornal A Voz do Trabalhador. 1. ed. São Paulo: Alameda.

GHIRALDELLI JR, Paulo. (1987) Educação e movimento operário. São Paulo: Cortez.

JOMINI, Regina Celia Mazoni. (1990) Uma educação para a solidariedade: contribuição ao estudo das concepções e realizações educacionais dos anarquistas na Republica Velha. Campinas: Pontes.

TOLEDO, Edilene. (2004) Travessias Revolucionárias: ideias e militantes sindicalistas em São Paulo e na Itália (1890 – 1945). Campinas: Editora da UNICAMP.

SAMIS, Alexandre. (2018) Minha pátria é o mundo inteiro: Neno Vasco, o anarquismo e o sindicalismo revolucionário. São Paulo: Intermezzo.

SAVIANI, Dermeval. (2007) História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2021-04-06

Edição

Seção

Resenhas de Livros