OS CORPOS NEGROS DOS TRABALHADORES QUE TRANSITAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS - PROEJA

Autori

Parole chiave:

Corpos Pretos. Estudantes Trabalhadores. Proeja. Discursos. Estudos Decoloniais.

Abstract

A sociedade ainda configura as desigualdades raciais e sociais atravessadas pelo domínio hegemônico tendo em sua pirâmide o racismo sistêmico que invisibiliza corpos negros dos trabalhadores alijando do mundo do trabalho e dos saberes epistemológicos. Narrar sobre os corpos pretos dos trabalhadores em suas lutas cotidianas que têm suas vidas marcadas por estereótipos, negligência de oportunidades e uma linguagem demeritória e racista corrobora para que os sujeitos pretos aliançados aos coletivos lutem contra os discursos do patriarcado branco eurocêntrico e questione seus diretos à existência.  Considerando, essa problemática, o estudo tem como objetivos, aproximar as discussões étnico racial militando contra silenciamentos , inexistência dos corpos pretos trabalhadores e desmascarar o racismo camaleão que se esconde na linguagem da branquitude, contribuindo para os estudos antirracistas.

 

Biografie autore

ISLEN BARBOSA MACHADO, COLÉGIO PEDRO II

Mestre em Educação no Programa de Educação Profissional e Tecnológica- ProfEPT- Colégio Pedro II, com especialização em Educação nas séries iniciais do Ensino Fundamental pelo Colégio Pedro II (2018), Orientação Educacional e Pedagógica pela AVM, em Educação Especial e Inclusiva (2020) , Neuroeducação e especialista em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS. Participa atualmente do grupo "CONVERSAS ENTRE PROFESSORES: alteridades e singularidades” (ConPAS), coordenado pela professora e Doutora Graça Regina Franco da Silva Reis, na Universidade
Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, desempenha o papel de docente dos Anos Iniciais do 1 Segmento do Ensino Fundamental no colégio Municipal Conde Afonso Celso.

RODRIGO TREVISANO BARROS, PEDRO II

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2018), com mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pela mesma instituição, obtido em 2013. Atualmente, desempenha o papel de docente no Colégio Pedro II, onde atua como professor da Educação Básica Técnica e Tecnológica, bem como no Programa de Pós-Graduação no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT).

WAYZA ANDRADE VERTA, PEDRO II

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Colégio Pedro II (2023), com
pós-graduação em Pedagogia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2009) e
graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente, exerce o
cargo de professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica no Colégio Pedro II.

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2024-04-13