Sobre a Revista

Foco e Escopo

Em todo o mundo, os estabelecimentos de ensino superior estão empenhados em publicar suas descobertas, de modo a intensificar o intercâmbio com outras instituições e a sociedade. Assim se explica a existência desta publicação, que promove a circulação de escritos produzidos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

A revista se destina à veiculação de material sobre a poesia e a prosa nacionais de nosso tempo. Com vistas a oferecer uma visão verdadeiramente ampla das investigações em andamento nas diferentes universidades, mantém-se aberta do ponto de vista temático.

Democrática no próprio nome, oferece boa acolhida ao texto discente (sem, evidentemente, fechar-se à contribuição dos professores), configurando-se uma verdadeira incubadora de analistas. Ao se oferecer como alternativa de publicação criteriosa e profissional para os membros das diferentes faixas etárias da comunidade acadêmica, acredita contribuir decisivamente para o futuro dos estudos literários.

Podem submeter ensaios e/ou resenhas professores e pesquisadores vinculados ou não a instituições de pesquisa brasileiras ou internacionais, bem como doutores, doutorandos, mestres e mestrandos.

A abertura no tocante à temática e à autoria é equilibrada pelo rigor na escolha dos trabalhos, que são avaliados por pareceristas de reconhecida competência na área. Aqueles aprovados são revisados por uma equipe formada no âmbito do próprio projeto, de modo a atingirem a correção requerida e se adequarem aos padrões editoriais do periódico.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos são submetidos a um conselho editorial composto de especialistas em literatura brasileira contemporânea.

Os escritos que passam por essa seleção inicial são encaminhados para avaliação, sem identificação de autoria ou filiação. Mesmo quando os recomendado para publicação,  os pareceres podem sugerir mudanças tanto na forma quanto no conteúdo.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o saber científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

A revista Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea utiliza Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.