PEDRO MEIRA MONTEIRO: “O interesse pelo Brasil se acendeu, e não acho que vá se apagar tão facilmente”.

Autores

  • Dau Bastos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2014.v6n11a17377

Resumo

Pedro Meira Monteiro se formou pela Unicamp e pela Universidade de Versalhes. Professor da Universidade de Princeton desde 2002, vive dando palestras pelo mundo e vem ao Brasil com regularidade. Sua atuação multifacetada e sempre voltada para os trópicos inclui a edição do periódico ellipsis e, em parceria com colegas de sua própria instituição e da USP, a coordenação da Rede Global Colaborativa “Raça e Cidadania nas Américas” (RACA).

Dedicado à literatura e à história cultural, o dublê de docente e ensaísta tem uma vasta lista de textos publicados, entre artigos e livros de sua autoria, além de coletâneas que organizou sozinho ou em parceria. Em meio a vários autores que pesquisou com afinco, destaca-se Sérgio Buarque de Holanda.

Nesta entrevista, analisa diferentes interfaces do Brasil com o exterior, com ênfase na literatura. A argúcia e o criticismo são duas características a perpassarem suas respostas, em movimento que as imuniza contra qualquer traço de ufanismo, tanto quanto respalda sua aposta de que, apesar dos reveses, nosso país entrou definitivamente na pauta do planeta.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Entrevistas