Uma crônica da barbárie. <em>Sobre lutas e lágrimas: uma biografia de 2018</em>, de Mário Magalhães

Autores

  • Rodrigo Jorge Ribeiro Neves Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP)

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2019.v11n22a27414

Palavras-chave:

política, golpe, crônica, reportagem, ensaio, diário

Resumo

Rodrigo Jorge Ribeiro Neves assinala que o segundo subtítulo do livro de Mário Magalhães – “o ano em que o Brasil flertou com o apocalipse” – anuncia a disposição de fazer a síntese de um dos períodos mais desoladores da recente história brasileira, entrelaçando literatura e jornalismo, combinando ensaio, crônica, reportagem e diário íntimo, para capturar “a quente” os eventos terríveis que vão do assassinato brutal da deputada Marielle Franco à máquina de fake news que substanciou a constituição do bolsonarismo.

Biografia do Autor

Rodrigo Jorge Ribeiro Neves, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP)

Doutor em Estudos de Literatura (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Letras (Literatura Brasileira e Teorias da Literatura) por esta mesma instituição e graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi Visiting Student Research Collaborator na Princeton University, por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da CAPES. Como pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), desenvolveu o projeto "Edição da correspondência de Mário de Andrade e Pedro Nava", sendo responsável pela fixação do texto, a elaboração de notas críticas e a preparação do livro a ser lançado pela EDUSP. Foi professor de literatura brasileira da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é pesquisador de pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), onde desenvolve o projeto de edição das cartas de Mário de Andrade e Carlos Lacerda, financiado pela FAPESP. Com o mesmo projeto, realiza estágio pós-doutoral na Universidad de Alcalá, Madri, Espanha.

Referências

BENJAMIN, Walter. “Sobre o conceito de história”. In: LÖWY, Michael. Aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história” . Tradução de Wanda Nogueira Caldeira Brant, Jeanne Marie Gagnebin e Marcos Lutz Müller. São Paulo: Boitempo, 2005.

CANDIDO, Antonio. “Palestra na inauguração da biblioteca [da Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST]”. São Paulo: Centro Sérgio Buarque de Holanda de Documentação e História Política, Fundação Perseu Abramo, 24 jul. 2018. Disponível em https://fpabramo.org.br/csbh/palestra-na-inauguracao-da-biblioteca-por-antonio-candido/. Acesso em 10 jul. 2019.

MAGALHÃES, Mário. Sobre lutas e lágrimas: uma biografia de 2018, o ano em que o Brasil flertou com o apocalipse. Rio de Janeiro: Record, 2019.

TIQQUN. “L’Hypothèse cybernétique”. Tiqqun: organe de liaison au sein du Parti imaginaire – zone d'opacité offensive. Paris: Les Belles-Lettres, 2001, pp. 223-339.

Downloads

Publicado

2020-04-12

Edição

Seção

Resenhas