Narrativa, fotografia, objetos: o trabalho da memória em Catálogo de perdas, de João e Juliana Carrascoza

Autores

  • Pascoal Farinaccio UFF

DOI:

https://doi.org/10.35520/flbc.2022.v14n28a48164

Palavras-chave:

literatura brasileira contemporânea, João e Juliana Carrascoza (Catálogo de perdas), narrativa e fotografia, objetos, memória.

Resumo

Este artigo busca analisar e interpretar o livro de narrativas breves e fotografias, Catálogo de perdas (2017), de João e Juliana Carrascoza. A obra é composta de relatos que tematizam as perdas pessoais das personagens, sempre tendo como foco a relação com determinado objeto; cada narrativa de João Carrascoza vem acompanhada de uma fotografia de Juliana Carrascoza, que registra em linguagem visual a experiência da perda referida a determinado objeto. Respeitando-se a especificidade de cada linguagem artística, busca-se, nesta reflexão crítica, articular narrativa, fotografia e objeto com o trabalho de memória que se volta para aquilo que já não existe mais e só pode voltar na produção simbólica do ausente. A emergência do ausente no presente da produção narrativa e fotográfica, mediada pela memória que recupera os “rastros” do passado, configura um modo de aprendizado e aceitação da experiência dolorosa, porém inevitável, das perdas que se sucedem ao longo da existência.

Biografia do Autor

Pascoal Farinaccio, UFF

Pascoal Farinaccio é doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com pós-doutorado pela Università di Bologna. Professor de literatura brasileira na UFF, publicou diversos artigos em revistas acadêmicas e os livros Serafim Ponte Grande e as Dificuldades da Crítica Literária (Ateliê Editorial, 2001), Oswald Glauber: Arte, Povo, Revolução (EdUFF, 2012) e A Casa, a Nostalgia e o Pó: A Significação dos Ambientes e das Coisas nas Imagens da Literatura e do Cinema: Lampedusa, Visconti e Cornélio Penna (2019).

Referências

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira: poesia reunida. Introdução de Gilda e Antonio Candido de Mello e Souza. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.

BODEI, Remo. La Vita delle Cose. Roma-Bari: Editori Laterza, 2019.

CARRASCOZA, João Anzanello e CARRASCOZA, Juliana Monteiro. “Catálogo de perdas, de João e Juliana Carrascoza (entrevista)”. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6ku7QNZ3SfQ. Acesso em 22/09/2021.

CARRASCOZA, João Anzanello. Catálogo de perdas. Fotografias de Juliana Monteiro Carrascoza. São Paulo: SESI-SP Editora, 2017.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. “Verdade e memória do passado”. In: Lembrar Escrever Esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009.

KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2007.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Edição

Seção

Ensaios