v. 3 n. 5 (2011)

					Visualizar v. 3 n. 5 (2011)

Esta edição se compõe de vinte textos de pesquisadores de uma lista razoável de instituições, em prova de que nossa publicação começa a ser conhecida como iniciativa que tem na socialização de suas páginas um dos motivos de sua existência.

Os artigos enfocam a produção de dez autores, entre os quais alguns bem conhecidos e outros em início de carreira. As abordagens vão do comparatismo entre livros de diferentes lavras ao esmiuçamento de traços marcantes de textos específicos -- sejam contos, crônicas, poemas ou romances.

Os ensaios tratam de sete ficcionistas e poetas, cujas obras são estudadas a partir da mobilização de uma bibliografia valiosa. Ressalta-se, além disso, a originalidade dos temas, nascidos dos escritos analisados e vinculados a preocupações que percorrem nosso espírito no presente.

Quanto às entrevistas, a primeira traz o verbo franco e lapidado da escritora Beatriz Bracher. Em seguida, a professora Jacqueline Penjon, da Sorbonne, sintetiza o histórico da relação dos franceses com nossa literatura, por cuja divulgação se empenha. Por fim, Sérgio de Sá, professor da UnB e autor de um importante livro acerca da situação do escritor brasileiro na atualidade, discorre sobre uma série de assuntos relevantes, como a relação entre universidade, mercado e mídia.

As resenhas somam quatro e se mostram bastante equilibradas. Dedicadas a trabalhos de prosadores com grau variado de visibilidade, comprovam a importância de cultivarmos o gênero -- infelizmente em processo de desaparecimento dos jornais diários.

Publicado: 2011-06-30

Edição completa