O IMPERADOR AUGUSTO E A SUA REDE DE SOCIABILIDADES: O ESPAÇO TEATRAL COMO MEIO DE LEGITIMAÇÃO IMPERIAL (SÉC. I A.C./SÉC. I D.C.)

Autores

  • Letícia Aga Pereira Passos

Palavras-chave:

Imperador Augusto, Principado, Teatro de Marcelo, espaço teatral, sociabilidades

Resumo

O período que conhecemos como Principado foi o resultado de um longo processo de mudanças nas relações políticas, sociais e econômicas de Roma. Neste importante período de transição, entre República e Principado, estão as ações de Augusto que, juntamente com as artes, literatura e arquitetura, se utilizou da imagem urbana de Roma como uma ferramenta para legitimar o poder de seu novo governo e sua própria imagem. Dentre as inúmeras construções que incentivou, é digna de nota a do Teatro de Marcelo, um dos maiores teatros do Império Romano. Entendemos que havia uma busca de Augusto por congregar toda a sociedade romana em um evento marcado pelo Princeps, desenvolvendo a imagem de bom imperador, que propiciava através de seu nome, encenações teatrais e ritos obrigatórios, reforçando as demonstrações do poder romano e dos costumes inseridos na sociedade romana desde a República. Assim, para este artigo, trataremos especificamente da conexão entre o espaço físico do Teatro de Marcelo e a presença do público romano neste edifício. Iremos expor sobre a presença de variados grupos dentro do espaço teatral romano e como a rede de sociabilidade voltava-se para a nova política projetada pelo Imperador Augusto entre os séculos I a.C. e I d.C.

Downloads

Publicado

2021-09-22

Como Citar

Passos, L. A. P. (2021). O IMPERADOR AUGUSTO E A SUA REDE DE SOCIABILIDADES: O ESPAÇO TEATRAL COMO MEIO DE LEGITIMAÇÃO IMPERIAL (SÉC. I A.C./SÉC. I D.C.). GAÎA, 12(1). Recuperado de https://revistas.ufrj.br/index.php/gaia/article/view/46578

Edição

Seção

Artigos