Às Vontades do Vulcão: Representações do Mundo Natural n'Os Últimos Dias de Pompeia (1913)

Auteurs

Mots-clés :

Pompeia, Natureza, Estudos de Recepção, História e Cinema, Romantismo.

Résumé

Envolta por particularidades características ao Cinema Silencioso, a produção de Arturo Ambrosio, chamada por Os Últimos Dias de Pompeia (1913), é explorada por este texto como fonte para o estudo de recepções da Antiguidade romana na contemporaneidade. Por esse modo, o objetivo desta análise reside na compreensão das formas pelas quais, ao mobilizar elementos arqueológicos, literários e pictóricos pompeianistas, a obra recupera as vivências pompeianas de modo a criar uma imagem própria sobre o mundo natural. Partindo, para isso, das teorias e metodologias concedidas pelos Estudos de Recepção, bem como pela relação entre História e Cinema, observamos seu alinhamento para com estéticas românticas na formulação dessas figurações. Desse modo, nota-se presença de uma idealização ambígua sobre o mundo natural. Este, a sua vez, decorre em um respaldo discursivo para uma narrativa providencialista e nacionalista acerca do passado de Pompeia, que deve vir a ser problematizada em suas leituras e observações.

Biographie de l'auteur

Heloisa Motelewski, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Estudante de Graduação em História-Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2020. Atua como voluntária no Programa de Iniciação Científica da mesma instituição desde 2021, sob orientação da Professora Doutora Renata Senna Garraffoni.

Références

Fontes

GLI Ultimi Giorni di Pompei. Direção: Eleuterio Rodolfi. Turim: Società Anonima Ambrosio, 1913. 1 filme (107 min), mudo, legenda, p&b, 35 mm.

BULWER-LYTTON, E. The Last Days of Pompeii. London: Thomas Nelson & Sons, 1905.

MAU, A. Pompeii: Its life and art. New York: Macmillan, 1902.

MUSEO Archaeologico di Napoli. Catalogue of the Museo Archaeologico di Napoli. L’affresco che ritae un Isolotto con tempietto contenente il sarcofago di Osiride e sacerdote officiante, rinvenuto nell’Ekklesisterion del Tempio di Iside a Pompei, e esposto nel Museo Archaeologico di Napoli (inv. 8570). 2022. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pompeii_-_Temple_of_Isis_4_-_MAN.jpg>. Acesso em: 02 out. 2022.

Referências Bibliográficas

BREWSTER, B.; JACOBS, L. Theatre to Cinema: Stage Pictorialism and the Early Feature Film. Oxford: Oxford University Press, 2016.

CHARLES-PICARD, G. Roman Painting. Norwalk: New York Graphic Society, 1968.

CINEMATECA BRASILEIRA. Os Últimos dias de Pompeia. In: JORNADA BRASILEIRA DE CINEMA SILENCIOSO, V, 2011, São Paulo. Catálogo... São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2011. p. 50.

DE FRANCISCIS, A. La Pittura Pompeiana. Firenze: Sadea, 1965.

FACOS, M. An Introduction to Nineteenth-Century Art. New York: Routledge, 2011.

GOLDSTEIN, L. The impact of Pompeii on the literary imagination. The Centennial Review, v. 23, n. 3, p. 227-241, 1979.

HARDWICK, L. Reception Studies. New York: Cambridge University Press, 2003.

LING, R. Roman Painting. New York: Cambridge University Press, 1991.

MICHELAKIS, P.; WYKE, M. Introduction: silent cinema, Antiquity and ‘the exhausteless urn of time’. In:______. The Ancient World in Silent Cinema. Nova York: Cambridge University Press, 2013. p. 1-24.

ROMERO-RECIO, M. Pompeya: Vida, muerte y resurrección de la ciudad sepultada por el Vesubio. Madrid: La Esfera de los Libros, 2010.

ROSENSTONE, R. A História nos filmes, os filmes na História. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

SAID, E. W. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

ST CLAIR, W.; BAUTZ, A. Imperial decadence: the making of the myths in Edward Bulwer-Lytton’s The Last Days of Pompeii. Victorian Literature and Culture, n. 40, p. 359-396, 2012.

WINKLER, M. M. Cinema and Classical Texts: Apollo’s New Light. New York: Cambridge University Press, 2009. p. 20-69.

WYKE, M. Projecting the past: Ancient Rome, Cinema and History. Nova York/Londres: Routledge, 1997.

Téléchargements

Publiée

2024-04-22

Comment citer

Motelewski, H. (2024). Às Vontades do Vulcão: Representações do Mundo Natural n’Os Últimos Dias de Pompeia (1913). GAÎA, 14(1), 204–221. Consulté à l’adresse https://revistas.ufrj.br/index.php/gaia/article/view/55395