Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Garrafa é uma revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, da Faculdade de Letras da UFRJ, que se dedica à publicação de textos teóricos das áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada, Crítica Literária e Estudos Culturais, além de resenhas de obras contemporâneas e traduções.


 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão submetidos a um conselho editorial composto por especialistas de consagrada competência científica e de incontestável saber nas diferentes áreas de estudo contempladas pela revista. Os textos, sem identificação autoral, serão encaminhados a dois pareceristas, num processo de avaliação duplo-cego. Os pareceristas poderão sugerir alterações de estrutura e de conteúdo. No caso de julgamentos divergentes, o trabalho é enviado a um membro do conselho editorial. Os pareceres serão encaminhados aos autores juntamente com instruções para as alterações sugeridas pelos pareceristas. 

 

Periodicidade

A revista tem periodicidade semestral, com publicações de tema livre.

A publicação é prevista para junho e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Projeto gráfico e programação

Luiz Felipe (Edições V.01, N.01, 2003 a V.02, N.04, 2004),

Alan Seabra (Edições V.03, N.05, 2005 a V.04, N.08, 2006),

Fernanda Barbosa (Edições V.04, N.09, 2006 a V.10, N.31, 2012), 

Fernanda Barbosa e Dionisio Márquez (Edições V.11, N.32, 2013 a V.12, N.37, 2014), 

Dionisio Márquez (Edições V.13, N.38, 2015 a V.14, N.41, 2016 )