O leitor monitorado de "Miss Dollar", de Machado de Assis

Autores

  • Lucas Antônio de Carvalho Cyrino UFRGS

Resumo

Este ensaio analisa a forma como o narrador do conto Miss Dollar, de Machado de Assis, monitora e até mesmo manipula a recepção do público leitor, ação que se expressa pelo chamamento direto do leitor à participação na narrativa. A análise deste fenômeno estará centrada no início da produção literária de Machado, ainda na sua fase romântica, em um recorte de obras pontuais entre os anos de 1864 e 1874. Com apoio de Lajolo e Zilberman (1998), observamos o comportamento do narrador machadiano em relação ao leitor no conto Questão de vaidade, de 1864, e no romance A mão e a luva, de 1874, que dão suporte à análise central do monitoramento do leitor desenvolvido por Machado, aqui expressa por meio do conto Miss Dollar, do livro de estreia do autor no gênero, Contos Fluminenses.

Biografia do Autor

Lucas Antônio de Carvalho Cyrino, UFRGS

Doutorando em Letras na UFRGS

Referências

ASSIS, J. M. Machado de. A mão e a luva. São Paulo: Ática, 1973.

_____. Contos fluminenses. Rio de Janeiro; Brasília: Civilização Brasileira; INL, 1975.

_____. Questão de vaidade [1864]. Disponível em: Machado de Assis. <http://machado.mec.gov.br/images/stories/pdf/contos/macn013.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2017.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 14. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2013.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. 2. ed. São Paulo: Ática, 1998.

SOUZA, José Galante de. Prefácio. In: ASSIS, J. M. Machado de. Contos fluminenses. Rio de Janeiro; Brasília: Civilização Brasileira; INL, 1975. p. 11-15.

Downloads

Publicado

2020-07-18

Edição

Seção

Artigos