POR UM INFERNO HISTÓRICO

Autores

  • Evelyn Blaut Fernandes UFRJ

Resumo

Por um inferno histórico trata do romance Conhecimento do Inferno (1980), do escritor português António Lobo Antunes. O livro encerra a primeira trilogia do autor e privilegia as temáticas da Guerra Colonial em África (1961-1975) e do hospital psiquiátrico em Lisboa como topos do locus horrendus clássico. A partir de uma possível comparação entre a Guerra e a Psiquiatria como experiências atrozes, pretende-se estudar o hospital psiquiátrico, na narrativa, como metáfora do inferno e metonímia do país.

Palavras-chave: Romance Português Contemporâneo; Inferno; História.

Referências

ANTUNES, António Lobo. Conhecimento do Inferno . 6ª edição. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1983.

______. Os Cus de Judas . Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.

BARRENTO, João. “O astro baço: a poesia portuguesa sob o signo de Saturno”. Colóquio / Letras , nº 135-136, Lisboa, 1995.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis . São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização . Rio de Janeiro: Imago, 1997.

LEÃO, Emmanuel Carneiro. “Psiquiatria e Filosofia”. In: Aprendendo a Pensar . 5º edição. Rio de Janeiro: Vozes, 2002, vol. I.

LINS, Ronaldo Lima. Violência e Literatura . Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

MACHADO, Roberto. “Por uma genealogia do poder”. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder . 6ª edição. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

MARTINS, Oliveira. História de Portugal . Livro Sétimo . Lisboa: Guimarães & C.ª Editores, 1977.

OLIVEIRA, Silvana Maria Pessôa de. “Sob o céu de Lisboa. Espaço e Negatividade na Ficção de António Lobo Antunes”. In: CABRAL, Eunice et alli. (org.). A escrita e o mundo em António Lobo Antunes. Actas do Colóquio Internacional da Universidade de Évora . Lisboa: Dom Quixote, 2004.

RIBEIRO, Margarida Calafate. “ Os Cus de Judas , de António Lobo Antunes: dos ‘Tristes Trópicos' à ‘Feira Cabisbaxa'”. In: Uma história de regressos: império, guerra colonial e pós-colonialismo . Porto: Edições Afrontamento, 2004.

SARTRE, Jean-Paul. Entre quatro paredes . São Paulo: Abril Cultural, 1977.

SEIXO, Maria Alzira. Os romances de António Lobo Antunes . Lisboa: Dom Quixote, 2002.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Edição

Seção

Artigos