Samba de Pareia Uma analise da arte como processo cultural

Autores

  • Victor Hugo Neves de Oliveira 
 UFRJ

Resumo

A pesquisa aqui proposta busca os significados de uma manifestação popular encenada apenas por mulheres, em uma região quilombola de Sergipe (Mussuca): o Samba de Pareia, cujo objetivo principal é comemorar o nascimento de indivíduos dentro da comunidade. Resultado de uma viagem realizada pelo pesquisador ao nordeste brasileiro, o trabalho é uma abordagem etnográfica do ritual e de seus contextos e tem por foco direto o reconhecimento da manifestação como processo cultural. O ensaio teórico, portanto, se propõe a discutir não só a plasticidade da encenação popular, mas também como a lógica das culturas se estende às suas representações artísticas, demonstrando as ações humanas conectadas a uma rede local.

Palavras-chave: cultura; arte; samba de pareia.

Referências

CAMPOS, Andrelino. Do Quilombo à Favela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

GEERTZ, Clifford. O Saber Local. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.

LANGER, Susanne K.. Ensaios Filosóficos. São Paulo: Editora Cultrix, 1962.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: Um Conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

MACHADO, Lia Zanotta. Mulheres e Política: O Lugar da Tradição na Modernidade Latino Americana. In: Série Antropologia. Brasília, 1990.

OLIVEIRA, Victor Hugo Neves de. O Espaço enquanto Linguagem e sua Influência na Construção do Gesto. In: Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ: Anais do II Seminário Interno do Departamento de Arte Corporal. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.

PERALTA, Patrícia Pereira. A Dramaticidade Plástica da Folia de Reis: Análise das Imagens e Rituais da Folia Manjedoura da Mangueira. Rio de Janeiro: Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) -- UFRJ, 2000.

PRICE, Sally. Arte Primitiva em Centros Civilizados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.

ROCHA, Wagner Neves. A Ilusão da Cultura e o Mal-Estar na Antropologia. In: Saber, Verdade, Impasse. Rio de Janeiro: NAU Editora, 1995.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Edição

Seção

Artigos