Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A INTER: REVISTA DE DIREITO INTERNACIONAL E DIREITOS HUMANOS, é uma publicação acadêmica vinculada à linha de pesquisa em Direito Internacional e Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua missão é a difusão de trabalhos acadêmicos voltados às áreas de Direito Internacional e Direitos Humanos.

 

Políticas de Seção

EDITORIAL

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Contribuições nos idiomas português, inglês e espanhol. Estes devem ter caráter inédito e original, e devem atender ao escopo da publicação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Resenhas de livros publicados há até, no máximo, 2 anos. As resenhas podem ser escritas nos idiomas aceitos pela Revista, quais sejam, português, inglês ou espanhol. As resenhas submetidas serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Revista, que analisará a pertinência da publicação considerando: 1) relevância da obra; 2) qualidade e abordagem crítica da resenha; e, por fim 3) pertinência da obra em relação ao escopo da Revista. As resenhas devem conter entre 4-10 páginas. As regras de formatação são as mesmas dos artigos, ou seja, os trabalhos devem ser inéditos, conter desenvolvimento específico e referências bibliográficas. Não são aceitas resenhas meramente descritivas de trabalhos.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

CONVIDADOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista conta com um corpo permanente de pareceristas, membros de universidades brasileiras e internacionais. 

As submissões à revista passam por processo de avaliação duplo cega por pares (double blind review), realizada por no mínimo dois especialistas no assunto de cada artigo. 

Os pareceristas podem considerar o apto (e mesmo assim realizarem sugestões), com correções obrigatórias (que serão enviadas para o autor e retornadas para o parecerista para conferência) ou recusar a publicação. Para tornar-se apto para publicação o artigo não pode ter recebido nenhum parecer que o rejeite, mas poderá ser publicado artigo cujo parecer do avaliador requeira correções obrigatórias. 

Retorno aos autores: Após a avaliação, os artigos retornam aos autores para ciência e eventuais correções. Após feitas as correções, há duas conferências, uma feita pelo parecerista e outra pela comissão executiva, para a efetiva certificação que as correções solicitadas foram realizadas.

O Editor e a Comissão Executiva da Revista montam uma pauta editorial prévia, atendendo aos critérios de qualidade, de mínimo número necessário de artigos e de exogênia de 80%. Após a formação da pauta, a comissão editorial reúne-se para avaliar o conjunto de artigos aceitos e finalizar a seleção.

A Revista publica ainda um artigo de grande relevância acadêmica de convidado. Este artigo é avaliado pelo Conselho Editorial, que analisa a pertinência temática com o foco e escopo da Revista e regras formais de publicação.

 

Periodicidade

Semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...