CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO V. 30, Nº 1 - JANEIRO-JULHO 2020

O Carnaval, festa religiosa ou secular, festa do excesso, da folia, das máscaras e dos mascarados, é certamente a manifestação cultural que mais marca a vida dos brasileiros, surgindo como um momento de escape que se produz uma vez ao ano, mas igualmente como longa etapa de preparação, espera e expectativas. Nos desfiles e manifestações de rua surge a oportunidade de exibir o retrato dos problemas do país e a possibilidade de efetuar protestos e o resgate da cultura popular, dos artistas esquecidos. O Carnaval é uma manifestação mundial, inserido em longa tradição, assumindo diversas maneiras de festejar, segundo as culturas de outros países.

Este número se propõe a publicar artigos que tratem do tema que, em sua riqueza, acolhe realizações nas áreas da música (os sambas enredo, as marchas), da arquitetura (pelos projetos e construções pensadas para a festa), das artes e da literatura (de formas múltiplas, como temática, como criação de enredos, ou processos de carnavalização).

A revista acolhe colaborações de pesquisadores, preferencialmente doutores, das áreas de artes, arquitetura, urbanismo e design, letras, linguística e música, desde que sejam inéditas. Os números são temáticos, com chamadas específicas, os demais ensaios e as resenhas serão recebidos em fluxo contínuo. 

ENVIO DE ORIGINAIS ATÉ O DIA 15 DE JUNHO DE 2020