Pós-modernismo formal em Diário de um ano ruim, de J. M. Coetzee

Autores

  • João Pedro Wizniewsky Amaral Universidade Federal de Santa Maria, UFSM
  • Raquel Trentin Oliveira Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Palavras-chave:

Literatura estrangeira, Literatura pós-moderna, J.M. Coetzee

Resumo

Diário de um ano ruim é um romance do escritor sul-africano J. M. Coetzee, em que há três narrativas simultâneas, cada uma com um narrador diferente, divididas por um traço que percorre toda a página. A partir de uma discussão teórica sobre o pós-modernismo aplicado à literatura, este artigo tem como objetivo analisar como a forma de Diário de um ano ruim contempla as quatro principais características deste movimento: o dinamismo da forma, a desconstrução de gêneros literários, a ex-centricidade e a ironia. Para a discussão teórica e a análise do texto, foram usadas pesquisas de Hutcheon (1998), Jameson (1991) e Deleuze e Guattari (1995), autores que problematizam sobre o pós-modernismo, além de estudos sobre literatura de Barthes (1987) e Eco (1991). Como resultados, essas características do pós-modernismo são percebidas na forma da obra extrapolando limites considerados rígidos do texto, como hibridismo e desconstrução do gênero literário. Ainda, Diário de um ano ruim bagunça com os valores outrora inflexíveis da linguagem, necessitando uma relação mais intensa do leitor com a linguagem, pois este precisa relacionar as diversas lacunas e fazer inúmeras ligações possíveis entre a(s) narrativa(s) a fim de buscar alguma unificação na obra

Referências

BARTHES, Roland. O prazer do texto.Trad. Jacob Guinsburg. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1987.

COETZEE, John Maxwell. Diary of a Bad Year. New York: Penguin Group, 2007.

_______. Diário de um Ano Ruim. Trad. José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Rizoma. In: ___. Mil platôs. vol. 1. Trad. Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1996.

ECO, Umberto. A poética da obra aberta. In: ___. Obra aberta. Trad. Giovanni Cutolo. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 1991.

HUTCHEON, Linda. Teorizando o pós-moderno. In: ___. Poética do pós-modernismo. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1998, p. 19-41.

__________. Descentralizando o pós-moderno: o ex-cêntrico. In: ___. Poética do pós-modernismo. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1998, p. 84-103.

__________. Contextualizando o pós-moderno: a enunciação e a vingança da parole. In: ___. Poética do pós-modernismo. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1998, p. 104-119.

JAMESON, Fredric. A lógica cultural do capitalismo tardio. In: ___. Pós-modernismo. Trad. Maria Elisa Cevasco. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997.

Downloads

Publicado

02/14/2020