A Performance Musical e a Crise Da Autoridade: Corpo e Gênero

Autores

  • Catarina Leite Domenici Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Palavras-chave:

Filosofia da Performance Musical, Corpo, Oralidade, Performance Musical e Gênero

Resumo

A derrocada do formalismo na música deflagrou uma crise de autoridade na performance musical. Entretanto, os ecos prolongados do autoritarismo ainda se fazem presentes na prática da performance. A demanda contemporânea da criatividade na performance musical requer uma desconstrução da estrutura normativa que tem regulado a nossa prática por quase dois séculos. Utilizando as definições de Goehr dos dois ideais de performance, examino a relação entre a tradição e o ideal do Werktreue, bem como o papel do corpo traçado de acordo com os dois ideais, enfocando a separação mente/corpo e as divisões de gênero.

Referências

ABBATE, Carolyn. In Search of Opera. Princeton: Princeton University Press, 2001.

BAKHTIN, Mikhail. Rabelais and His World. (traduzido por Hélène Iswolsky). Bloomington: Indiana University Press, 1984.

BUTLER, Judith. Performative Acts and Gender Constitution: An Essay in Phenomenology and Feminist Theory. Theatre Journal, vol. 40, n. 4, p. 519-531, 1988.

COOK, Nicholas. Prompting Performance: Text, Script, and Analysis in Bryn Harrison’s être-temps. Music Theory Online. Society for Music Theory, vol. 11, no 1, p. 1-10, 2005.

______. Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance. (Fausto Borém, tradutor). Per Musi. Belo Horizonte: no 14, p. 5-22, 2006.

CORREIA, Jorge Salgado. Um modelo teórico para a compreensão e o estudo da performance musical. In: MONTEIRO, Francisco & MARTINGO, ngelo (org.). Interpretação Musical Teoria e Prática. Lisboa: Edições Colibri, 2007, p. 63-107.

DAVIDSON, Jane W. & CORREIA, Jorge Salgado. Meaningful musical performance: A bodily experience. Research Studies in Music Education. London: Sage Publications, vol. 17, p. 70-83, 2001.

DAVIDSON, Jane W. Exploring movement and facial actions in expressive musical performances by solo and duo instrumentalists: Two distinctive case studies. Psychology of Music, vol. 40, no 5, p. 595-633, 2012.

DAVIDSON, Jane & MALLOCH, Stephen. Musical communication: The body movements of performance. In: MALLOCH, Stephen & TREVARTHEN, Colwyn (eds.). Communicative musicality: Exploring the basis of human companionship. Oxford: Oxford University Press, 2009, p. 565-583.

De NORA, Tia. Music into action: performing gender on the Viennese concert stage, 1790-1810. Poetics, vol. 30, p. 19-33, 2002.

DISSANAYAKE, Ellen. Bodies swayed to music: The temporal arts as integral to ceremonial ritual. In: MALLOCH, Stephen & TREVARTHEN, Colwyn (eds.). Communicative musicality: Exploring the basis of human companionship. Oxford: Oxford University Press, 2009, p. 533-544.

DOMENICI, Catarina L. His Mater’s Voice: a voz do poder e o poder da voz. Revista do Conservatório de Música da UFPel. Pelotas, no 5, p. 65-97, 2012.

FLORIO, Paola di. Speaking in Strings. Documentário. 1999. 73 minutos. GLAZENER, Nancy: Dialogic subversion: Bakhtin, the novel and Gertrude Stein. In: HISCHKOP, Ken & SHEPHERD, David (Eds.) Bakhtin and Cultural Theory. 2ª edição revisada e expandida. Manchester: Manchester University Press, 2001, p. 155-176.

GOEHR, Lydia. The Quest for Voice: Music, Politics, and the Limits of Philosophy. Oxford,

New York: Oxford University Press, 1998.

______. The Imaginary Museum of Musical Works. Oxford: Oxford University Press, 2007 (edição revisada).

GREEN, Lucy. Music, Gender, Education. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

KRAMER, Lawrence. Interpreting Music. Berkeley, London, Los Angeles: University of California Press, 2010. Kindle edition.

LEPPERT, Richard. The Sight of Sound: Music, Representation, and the History of the Body. Berkeley, Los Angeles, London: University of Califórnia Press, 1993.

MARTINS, José Eduardo. Interpretação Musical Frente à Tradição – Piano como Modelo. In: MONTEIRO, F. & MARTINGO, A. (coord.). Interpretação Musical: Teoria e Prática. Lisboa: Edições Colibri/Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, p. 177- 202, 2007.

McCLARY, Susan. Feminine Endings: music, gender, & sexuality. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2002.

REICH, Nancy B. Clara Schumann: The Artist and The Woman. Ithaca, London: Cornell University Press, 2001 (edição revisada).

RINK, John. Sobre a performance: O ponto de vista da musicologia. Revista Música, vol. 13, no 1, p. 32-60, 2012.

RODRIGUES, Helena Maria, RODRIGUES, Paulo Maria & CORREIA, Jorge Salgado. Communicative musicality as creative participation: From early childhood to advanced performance. In: MALLOCH, Stephen & TREVARTHEN, Colwyn (eds.). Communicative musicality: Exploring the basis of human companionship. Oxford: Oxford University Press, 2009, p. 585-610.

RUCK, Nora. Some Historical Dimensions of the ‘Dialogical Body’: From Bakhtin’s Dialogical Grotesque Body to the Monological Body of Modernity. Psychology & Society, vol. 2, n. 1, p. 8-17, 2009.

SCHATZKI, CETINA & SAVIGNY. The Practice Turn in Contemporary Theory. London, New York: Routledge, 2001.

SCHENKER, Heinrich. The Art of Performance. Heribert Esser (Ed.) Tradução de Irene Schreier Scott. New York: Oxford University Press, 2000.

SHEPHERD, John. Music and male hegemony. In: LEPPERT, Richard & McCLARY, Susan (Eds.). Music and society: the politics of composition, performance and reception. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

TARUSKIN, Richard. Text and Act: Essays on Music and Performace. New York: Oxford University Press, 1995.

WILSON, Elizabeth. Jacqueline du Pré: Her Life, Her Music, Her Legend. New York: Arcade Publishing, 1999.

Downloads

Publicado

02/17/2020

Edição

Seção

Artigos