Le corps de l’aviateur: entre sophistication pragmatique et adaptation aux espaces aériens et mondains (1891-1914)

Autores

  • Jean-Pierre Blay

Palavras-chave:

Alberto Santos Dumont, Louis Cartier, Esportes aéreos, Dandismo, Novos consumos urbanos, Normas de elegância masculina

Resumo

Na segunda metade do século xix, o aparecimento do esporte e a revolução dos transportes na sociedade francesa provocam modificações importantes na indumentária masculina e feminina. A busca por resultados nos esportes aéreos é acompanhada por inovações que Santos Dumont ajuda a popularizar na França e no Brasil. O relógio de pulso de Cartier, a camisa de colarinho alto, a gravata macia e o casaco de aviador são elementos modernos do vestuário do homem do século xx: apressado porém cuidadoso com a sua aparência. Isso tudo marcou os novos valores de uso do corpo a ponto de influenciar, graças aos pioneiros da aeronáutica, a produção da indústria têxtil francesa.

Referências

ALKEMADE, Valérie d’. Dandys, abécédaire impertinent du dandysme et des néo-dandys. Bruxelles: Soliflor, 2007.

BLAY, Jean-Pierre. La maison Hermès, du dernier siècle du cheval à l’ère de l’automobile, une histoire sociale de la consommation urbaine à l’époque contemporaine. Histoire Urbaine, n° 12, p. 69-88, avril 2005.

CRAFTY. Quatrième partie, «l’art de tomber à cheval». In: ___. Paris à cheval. Paris, Plon, 1883, p. 375-400.

MAFFESOLI, F. Le devenir mode du monde. In: MONNERON, F., DEVILLERS, V. & SOJCHER, J. (dir.). Métaphysique de la mode. Amis de la Revue de l’Université de Bruxelles: 2007, p. 81-86.

MUSA, Joao Luiz, MOURÃO, Marcelo Breda & TILKIAN, Ricardo. Alberto Santos Dumont – Eu naveguei pelo ar; da conquista da dirigibilidade dos balões ao mais pesado que o ar, 1898-1910. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

Downloads

Publicado

02/17/2020