Conhecimentos autônomos em design

Autores

  • Beany Guimarães Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Palavras-chave:

Design, Aprendizagem social, Autonomia, Redes

Resumo

A disseminação do Design enquanto ferramenta de inovação social coloca alguns desafios aos profissionais e pesquisadores desta área, no Brasil. Ao integrar as Ciências Sociais Aplicadas, a atividade profissional segue duas direções: do problema à solução e da solução ao problema. Identificando, na configuração do par problema-solução, os atores sociais envolvidos e neles as capacidades e competências do Design, profissionais e pesquisadores desta área enfrentam o desafio de uma assimetria permanente, que hoje assume papéis diferentes: constituir as bases de inovações sociais. O papel do Design situa-se entre suas posições enquanto instrumento de inovação e enquanto um elemento no campo de ação, que integra e contextualiza a inovação social. Estabelecer limites claros para este campo, considerar seu próprio nível de subjetividade constitui um tema a ser discutido na concepção da rede de conhecimento autônomo no Design.

Referências

BARTHOLO, Roberto & MONTEIRO, Beany G. «L’enigme de la proximite et l’hospitalite du site». In DAGHRI, Taoufik & ZAOUAL, Hassan. Développment humain et dynamiques territoriales. Vers des savoirs recomposés. Paris: Harmattan, 2008.

MANZINI, Ezio. “New design knowledge. Introduction to the Conference Changing the Change”. Turim, 2008. Disponível em: http://www.sustainable-everyday.net/manzini/

______. “Designing networks and metadesign. Some introductory notes”. 25.06.2007 Disponível em: http://attainable-utopias.org.

______. “Design, ethics and sustainability Guidelines for a transition phase”. DIS-Indaco, Politecnico di Milano. http://www.dis.polimi.it/manzini-papers/06.08.28-Designethicssustainability.doc) 2006.

MANZINI, Ezio & JEGOU, François. Sustainable everyday. Scenarios of Urban Life, Milano: Edizioni Ambiente, 2003.

MONTEIRO, Beany & BARTHOLO, Roberto. “Design and Production Engineering. Some moving frontiers of the engineering education in Brazil”. In ROY, Rajarshi (Editor), Engineering Education. Perspectives, Issues and Concerns. India: Shipra Publications, 2009.

MONTEIRO, Beany Guimarães. “The construction of autonomous knowledge in design research”. Strategic Design Research Journal, 2(3): 88-91 novembro-dezembro ©2009 by Unisinos – doi: 10.4013/sdrj.2009.23.02. Disponível em: http://www.unisinos.br/sdrj/pdf/72.pdf, 2009.

______. “Design & Inovação Social. Práticas de atuação e uso do Design em contextos locais”. In: ARAÚJO FILHO, Targino & THIOLLENT, Michel Jean-Marie, Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos: Cubo Multimídia, 2008.

MULGAN, Geoff. The process of Social Innovation. In: http://www.mitpress.mit.edu/innovations, 2006.

PENIN, Lara. Strategic design for sustainable social innovation in emerging contexts: framework and operative strategies. PHD Thesis, Politécnico de Milão. Milão, 2006.

ZAOUAL, Hassan. Nova economia das iniciativas locais: uma introdução ao pensamento pósglobal. Rio de Janeiro: DP & A Ed., 2005.

Downloads

Publicado

02/17/2020