Ecos naturalistas e veristas na obra de Gabriele D’Annunzio: uma leitura de La madia

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Palavras-chave:

Gabriele D'Annunzio, Naturalismo, Verismo, Novelle della Pescara, La madia

Resumo

Antes de ser reconhecido como o representante do decadentismo italiano, Gabriele D’Annunzio aventurou-se pelo naturalismo (francês) e o verismo (italiano). Tais movimentos surgem em resposta ao romantismo e dão voz a trabalhadores e à população silenciada. Influenciado pelas narrativas de Giovani Verga e Guy de Maupassant, D’Annunzio compõe crônicas que revelam ora a zoomorfização do verismo, ora a denúncia social do naturalismo. O resultado dessa apropriação são inúmeros contos sobre a terra natal de D’Annunzio, posteriormente editados e republicados em um único volume: Novelle della Pescara (1902). O presente artigo tenciona investigar os traços veristas e naturalistas em La Madia, um dos contos pertencentes à obra de 1902, buscando revelar mais uma das facetas do poliédrico D’Annunzio.   

Biografia do Autor

Julia Lobão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Júlia Ferreira Lobão Diniz é Licenciada em Letras: Português – Italiano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestre em Letras Neolatinas/ Literatura italiana pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN) da UFRJ e atualmente é doutoranda e bolsista Capes em Letras Neolatinas/ Literatura italiana pela UFRJ.

E-mail para contato: julialobao@msn.com

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Publicado

12/30/2021