Literatura Amazônica à margem do cânone, apesar de premiada

Autores

Palavras-chave:

Cânone Literário, Autores Premiados, Bruno de Menezes, Dalcídio Jurandir

Resumo

O cerne deste trabalho está pautado em indagações a respeito da escolha de obras literárias e autores para o cânone brasileiro, colocando-se em discussão a querela que envolve o reconhecimento qualitativo de uma obra e, consequentemente, de um autor. Para isso aponta-se, por um lado, autores premiados que não alcançam o cânone e, por outro, autores de discutível qualidade literária promovidos ao cânone. Nesse sentido, destacam-se dois autores do Norte que obtiveram premiações em concursos nacionais: o poeta Bruno de Menezes, premiado no concurso “Onze chaves de ouro de Guilherme de Almeida”, promovido pela Academia de Letras de Ilhéus, e o romancista Dalcídio Jurandir, premiado no concurso “Dom Casmurro”, realizado pela editora Vecchi, do Rio de Janeiro, dentre outras honrarias. Apesar de premiados e estudados amplamente pelas universidades paraenses, esses escritores continuam à margem da história da literatura brasileira que, mesmo em constante reconstrução, é escrita de forma subjetiva pelos construtores de uma crítica literária nacional que seleciona obras, privilegiando produções de locais hegemônicas do Brasil, salvo raras exceções. Assim, é mantida a escolha de autores com obras nem sempre de boa qualidade, deixando à margem do cânone, autores de outras regiões, merecedores de reconhecimento.

Biografia do Autor

Regina Barbosa Costa, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1991), Especialização no Ensino de Literatura pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (1999), Mestrado em Letras, Estudos Literários na linha de Leitura e Recepção da Literatura no Brasil (2014) e Doutorado em Letras, Estudos Literários, também na linha de Leitura e Recepção da Literatura no Brasil, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2019).

Edvaldo Santos Pereira, Universidade Federal do ParáBrasil

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2002),  Especialização em gestão escolar (2011);Mestrado em Letras, Estudos Literários na linha de Leitura e Recepção da Literatura no Brasil (2014) e Doutorado em Letras, Estudos Literários, também na linha de Leitura e Recepção da Literatura no Brasil, pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2020).

Referências

ARAÚJO, Humberto Hermenegildo de. As literaturas locais como manifestações periféricas determinantes. In: SALES, Germana; SOUZA, Roberto Acízelo de. Literatura Brasileira: região, nação, globalização. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 2013.

BUENO, LUÍS; SALES, Germana; Augusti, Valéria. A tradição literária brasileira: entre a periferia e o centro. Chapecó: Argos, 2013.

FERNADES, Adauto de Alencar. Terra verde. Fortaleza: Tipografia Central, 1925.

FURTADO, Marlí Tereza. “A Amazônia em narrativas: sob o signo da terra, dentro e fora do cânone”. In: BUENO, Luís; SALES, Germana; AUGUSTI, Valéria. A tradição literária brasileira: entre a periferia e o centro. Chapecó: Argos, 2013. p. 59-80.

FURTADO, Marlí Tereza. “Dalcidio Jurandir e o romance de 30 ou um autor de 30 publicado em 40”. In: Revista Teresa, nº 16. Em torno do romance de 30. Universidade de São Paulo, 2015. Acesso em http://revistateresa.fflch.usp.br/sites/revistateresa.fflch.usp.br/files/u76/Teresa16_final.pdf, no dia 02.01.2016.

GARRETT, Almeida. Parnaso Lusitano ou Poesias Selectas de auctores portugueses antigos e modernos illustradas com notas. Paris, J. P. Aillaud, 1826. Disponível em: http://purl.pt/25/3/l-3201-p_PDF/l-3201-p_PDF_08-G-R0072/l-3201p_0000_anterrosto-LXVII_t08-G-R0072.pdf Acesso em 10 Nov. 2018.

SILVA, Joaquim Norberto de Sousa. Modulações poéticas. Precedidas de um Bosquejo da história da poesia brasileira. Rio de Janeiro: Tipographia Franceza, 1841.

LADISLAU, Alfredo. Terra imatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1933.

SODRÉ, Nelson Werneck. História da Literatura Brasileira (1938);

MENEZES, Bruno de. Obras completas. Belém: Secretaria Estadual de Cultura – Conselho Estadual de Cultura, 1993 – (Série Lendo o Pará, 14). Vol. II.

OLIVEIRA, Abgar Soriano de. A literatura em Pernambuco. In: Belém Nova. Belém: Oficina Gráfica do Instituto Lauro Sodré, 1924, ano 1, nº 14.

Downloads

Publicado

12/30/2021