Lugar interditado

Autores

Palavras-chave:

Verbovisual, Montagem, Colagem

Resumo

As relações entre palavra e imagem, sempre escorregadias, são aqui trazidas em uma perspectiva de rompimento hierárquico, em que a combinação, via montagem, de fragmentos textuais e fotográficos aponta para uma narrativa de estilhaços. O fragmento e a citação são compreendidos em sua consonância com o próprio processo memorialístico: é necessário juntar peças, produzir sentidos terceiros a partir de justaposições, como na premissa da montagem dialética teorizada por Serguei Eisenstein. O uso de impressos sugere um vasculhar na materialidade da cultura visual, e a colagem é o procedimento que anuncia um gesto: recortar e reorganizar os rastros, em uma busca por sentidos que acenam ao processo de escavação arqueológica. A estrutura da página evoca a intenção mallarmaica da visão constelar do texto como semântica retroalimentada pelo legível e pelo visível.

Biografia do Autor

Leonardo Motta Tavares, Universidade de Brasília - UnB.

Artista visual e escritor. Doutorando em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília – PPGAV/UNB, na linha de Pesquisa Poéticas Transversais. Pesquisa a relação entre a palavra e a imagem. Participou de exposições no Brasil, em Portugal e na Espanha. Publicou os livros Os doentes em torno da caixa de Mesmer (Editora Modelo de Nuvem, 2014) e Ruibarbo do deserto (Editora Patuá, 2019).

Referências

EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Tradução de Teresa Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

MALLARMÉ, Stéphane. Un Coup De Dés Jamais N'Abolira Le Hasard. Paris: Gallimard, 1993.

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Publicado

09-12-2020