Formando professores: sala de aula e orientação dos monitores no projeto CLAC

Marilia Santanna Villar

Resumo


O presente artigo visa a apresentar como o CLAC propicia aos monitores uma experiência que os prepara para sua profissão sob diferentes aspectos: os alunos monitores integram uma equipe de professores em formação, com reuniões regulares para o melhor funcionamento do curso, troca de material e preparo conjunto de diferentes tipos de atividades. Essas atividades não se limitam àquelas usadas em sala de aula, mas estão aí também inseridos os diferentes tipos de projetos desenvolvidos para a Feira Cultural ou para o Fórum CLAC. Mostramos aqui também como se dá o trabalho de orientação que se propõe como um momento de preparação, de acompanhamento do trabalho do monitor. É um espaço em que se busca a valorização de atitudes e escolhas bem feitas, assim como a crítica construtiva, quando esta é cabível. A prática em sala de aula é também acompanhada da sugestão de textos teóricos e a experiência do CLAC vem, assim, complementar a formação pedagógica desse professor em formação.

Palavras-chave


formação de professores; competências; prática

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Línguas & Ensino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.