A literatura no ensino de línguas estrangeiras

Autores

  • Ana Cristina dos Santos UFRJ

Palavras-chave:

ensino de línguas estrangeiras, gênero literário, competência literária, tratamento didático do TL

Resumo

Os textos literários (TL) viveram, no ensino de línguas estrangeiras (LE), um período de apogeu para depois serem relegados a um segundo plano, inclusive sendo eliminados da lista de gêneros textuais trabalhados em sala de aula. Motivo que levou muitos professores a considerarem essa modalidade textual complexa, inacessível, de pouca incidência nos usos mais frequentes do sistema da língua e a rotularem de pouco eficaz para o desenvolvimento da competência comunicativa. Hoje há uma recuperação dos gêneros literários no ensino de línguas pela compreensão de suas diversas funcionalidades, entre elas a formação do leitor literário. Porém, essa recuperação não condiz com o uso do TL em sala de aula. Por isso, esse trabalho propõe discutir a importância do tratamento didático do gênero literário nas aulas de LE; especificar o lugar e o papel do TL no processo de ensino e aprendizagem de LE e, ampliar as propostas de utilização do gênero literário na sala de aula. Desse modo, pretende-se despertar o professor para a importância da inserção do TL em sua práxis, como um material adequado à assimilação da cultura estrangeira e, principalmente, como elemento que estimula o desenvolvimento da competência leitora e literária do aprendiz.

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Publicado

2018-10-16

Edição

Seção

Artigos