Análise de problemas de referenciação em redação do CLAC

Autores

  • Joelma Castelo Bernardo da Silva UFRJ
  • Ana Flávia Lopes Magela Gerhardt UFRJ

Palavras-chave:

redação dissertativoargumentativa, microestrutura textual, referenciação

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar os problemas relacionados à progressão referencial em redação dissertativo-argumentativa de um aprendiz, utilizando a Teoria dos Espaços Mentais (Fauconnier & Sweetser, 1996). O corpus empregado consiste na produção textual de um aluno do CLAC, pertencente à turma do segundo módulo de redação. A análise foi feita com base em um dos aspectos da microestrutura textual, nomeadamente à progressão da cadeia referencial construída pelo aluno ao longo do texto. Essa análise permitiu detectar quais deficiências são passíveis de ocorrer no texto do aprendiz de redação, sinalizando para elaboração de um planejamento focado no trabalho articulado entre o léxico e à coesão referencial.

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Publicado

2018-10-16

Edição

Seção

Artigos