O estudo do parágrafo para a contrução do texto argumentativo

Autores

  • Cybelle Borges de Abreu UFRJ
  • Helena Gomes Teixeira de Faria UFRJ
  • Mônica Tavares Orsini UFRJ
  • Sabrina de Oliveira UFRJ

Palavras-chave:

ensino de redação, linguística do texto, estrutura do parágrafo, argumentação

Resumo

Este trabalho tem por finalidade evidenciar a importância do estudo do parágrafo como ponto de partida para a construção do texto argumentativo, estratégia que vem sendo aplicada no curso de Redação do Projeto de Extensão Universitária CLAC (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade). Pretende-se, assim, apontar as semelhanças entre a estrutura do parágrafo e a do texto argumentativo, bem como apresentar atividades de produção textual desenvolvidas com base nesta opção metodológica. A escolha pela utilização de tal método se justifica pelo fato de o parágrafo ser um reflexo do texto, já que aquele tem a mesma estrutura deste (FIGUEIREDO, 1999). Dessa forma, o primeiro módulo do curso de Redação focaliza o parágrafo, levando o aluno a dominar as técnicas pertinentes à sua elaboração para, em seguida, passar à construção do texto.

Downloads

Publicado

2018-10-16

Edição

Seção

Artigos