O estudo do parágrafo para a contrução do texto argumentativo

Cybelle Borges de Abreu, Helena Gomes Teixeira de Faria, Mônica Tavares Orsini, Sabrina de Oliveira

Resumo


Este trabalho tem por finalidade evidenciar a importância do estudo do parágrafo como ponto de partida para a construção do texto argumentativo, estratégia que vem sendo aplicada no curso de Redação do Projeto de Extensão Universitária CLAC (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade). Pretende-se, assim, apontar as semelhanças entre a estrutura do parágrafo e a do texto argumentativo, bem como apresentar atividades de produção textual desenvolvidas com base nesta opção metodológica. A escolha pela utilização de tal método se justifica pelo fato de o parágrafo ser um reflexo do texto, já que aquele tem a mesma estrutura deste (FIGUEIREDO, 1999). Dessa forma, o primeiro módulo do curso de Redação focaliza o parágrafo, levando o aluno a dominar as técnicas pertinentes à sua elaboração para, em seguida, passar à construção do texto.

Palavras-chave


ensino de redação; linguística do texto; estrutura do parágrafo; argumentação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Línguas & Ensino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.