TECNOLOGIA, ENSINO DE LÍNGUAS E PANDEMIA: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

CÍNTIA REGINA LACERDA RABELLO

Resumo


Em 2020, fomos assolados pela pandemia de COVID-19, que alterou muitas de nossas práticas sociais cotidianas, principalmente, as educacionais. O ensino de línguas mediado por tecnologias digitais passou a ser utilizado em muitas instituições, impondo novas práticas aos professores que, muitas vezes, não se sentiam preparados para tal, uma vez que a formação inicial ainda não privilegia, de forma institucionalizada e integrada, o ensino de línguas mediado por computador (CALL - Computer Assisted Language Learning). Este artigo traça um panorama do passado, presente e futuro do ensino de línguas a partir do campo de estudos CALL e de uma pesquisa realizada com professores de línguas que participaram de uma disciplina optativa sobre o ensino de línguas mediado por tecnologias digitais entre 2017 e 2019. Buscamos identificar práticas com essas tecnologias antes e durante a pandemia, bem como contribuições da disciplina para sua prática docente neste período de ensino remoto. Concluímos com algumas previsões sobre o impacto da pandemia no ensino de línguas e a importância da formação inicial de professores de línguas voltada para a integração das tecnologias digitais.

Palavras-chave


Ensino de línguas; Tecnologias digitais; Ensino de línguas mediado por computador; Formação inicial de professores

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