O USO DE JOGOS NO ENSINO REMOTO COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO E INTERAÇÃO NO CURSO DE ESPANHOL DO PROJETO CLAC-UFRJ

BRENDA CAETANO, ELINE REZENDE, JEAN GOMES, LUCAS SOUZA, MARIA SEBOLD, MARCELO SANTOS, VICTORIA GRAÇAS

Resumo


As discussões sobre o uso das TICs no ensino de línguas estrangeiras constituem um tema de investigação acadêmica e, neste momento de distanciamento social, novas metodologias de ensino precisaram ser desenvolvidas e aplicadas. O curso CLAC-UFRJ adotou o ensino remoto como estratégia para manter suas atividades e, no nível II do curso de Espanhol, o uso de jogos virtuais objetivou adaptar e aproximar os alunos ao curso, baseando-se nos jogos como simulação da realidade física (cf. Roberto, 2004). Para tanto, com base na sequência básica de Cosson (2014), foram elaboradas atividades na plataforma educativa Kahoot e no jogo virtual Haddoz como estratégias de motivação e de interação. Assim, o objetivo deste trabalho é de contribuir para a discussão acerca do uso das TICs no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) em formato remoto, ajudando no entendimento do uso de jogos online como estratégia de motivação e de engajamento. Os dados obtidos indicam que o uso de jogos torna-se uma ferramenta essencial para motivar os alunos em meio à realidade do ensino remoto e acreditamos que seu uso contribui para um processo mais dinâmico e motivador em um contexto de baixa interação social dentro e fora das aulas.


Palavras-chave


Jogos; Ensino remoto; Motivação; Interação; Espanhol como língua estrangeira

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