O USO DE JOGOS NO ENSINO REMOTO COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO E INTERAÇÃO NO CURSO DE ESPANHOL DO PROJETO CLAC-UFRJ

Autores

  • BRENDA CAETANO Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • ELINE REZENDE Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • JEAN GOMES Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • LUCAS SOUZA Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • MARIA SEBOLD Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • MARCELO SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • VICTORIA GRAÇAS Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Palavras-chave:

Jogos, Ensino remoto, Motivação, Interação, Espanhol como língua estrangeira

Resumo

As discussões sobre o uso das TICs no ensino de línguas estrangeiras constituem um tema de investigação acadêmica e, neste momento de distanciamento social, novas metodologias de ensino precisaram ser desenvolvidas e aplicadas. O curso CLAC-UFRJ adotou o ensino remoto como estratégia para manter suas atividades e, no nível II do curso de Espanhol, o uso de jogos virtuais objetivou adaptar e aproximar os alunos ao curso, baseando-se nos jogos como simulação da realidade física (cf. Roberto, 2004). Para tanto, com base na sequência básica de Cosson (2014), foram elaboradas atividades na plataforma educativa Kahoot e no jogo virtual Haddoz como estratégias de motivação e de interação. Assim, o objetivo deste trabalho é de contribuir para a discussão acerca do uso das TICs no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) em formato remoto, ajudando no entendimento do uso de jogos online como estratégia de motivação e de engajamento. Os dados obtidos indicam que o uso de jogos torna-se uma ferramenta essencial para motivar os alunos em meio à realidade do ensino remoto e acreditamos que seu uso contribui para um processo mais dinâmico e motivador em um contexto de baixa interação social dentro e fora das aulas.

Biografia do Autor

BRENDA CAETANO, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Letras:
Português-Espanhol.

ELINE REZENDE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Profa. adjunta da Faculdade de Letras.

JEAN GOMES, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutorando em Linguística.

LUCAS SOUZA, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em Letras - Português- Espanhol

MARIA SEBOLD, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profa. associada III da Faculdade de Letras.

MARCELO SANTOS, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mestrando em Letras Neolatinas.

VICTORIA GRAÇAS, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Graduanda em Letras: Português-Espanhol.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Edição

Seção

Artigos