ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA REALIDADE DO ENSINO REMOTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA A APLICAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • BRENDA CAETANO Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • THAYNARA FARIAS Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • JEAN GOMES Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Palavras-chave:

Espanhol como língua estrangeira, Aplicação profissional, Ensino remoto, Sequência didática.

Resumo

Estudos recentes sobre metodologias de ensino de língua estrangeira destacam a importância do desenvolvimento de atividades com vistas ao uso prático da língua por meio do fomento de contextos reais de uso que possibilitem aos aprendizes a prática do conhecimento que estão adquirindo. Neste trabalho, relata-se o processo de desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática composta por atividades voltadas ao uso prático de natureza profissional, contendo a produção de gêneros escritos e orais a partir de práticas sociais, a alunos de espanhol como língua estrangeira do nível 3 do CLAC durante o período remoto, com o objetivo de contribuir para a discussão sobre novas metodologias no ensino de língua estrangeira em formato não-presencial. Os resultados indicaram que o ensino contextualizado favorece uma aprendizagem mais efetiva e instigante, tendo em vista que os discentes podem desenvolver suas habilidades sociocomunicativas através de práticas que evidenciam o uso real da língua alvo.

Biografia do Autor

BRENDA CAETANO, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda em Letras: Português- Espanhol

THAYNARA FARIAS, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Graduanda em Letras: Português-Espanhol.

JEAN GOMES, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Doutorando em Linguística.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Edição

Seção

Artigos