ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NA REALIDADE DO ENSINO REMOTO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA VOLTADA PARA A APLICAÇÃO PROFISSIONAL

BRENDA CAETANO, THAYNARA FARIAS, JEAN GOMES

Resumo


Estudos recentes sobre metodologias de ensino de língua estrangeira destacam a importância do desenvolvimento de atividades com vistas ao uso prático da língua por meio do fomento de contextos reais de uso que possibilitem aos aprendizes a prática do conhecimento que estão adquirindo. Neste trabalho, relata-se o processo de desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática composta por atividades voltadas ao uso prático de natureza profissional, contendo a produção de gêneros escritos e orais a partir de práticas sociais, a alunos de espanhol como língua estrangeira do nível 3 do CLAC durante o período remoto, com o objetivo de contribuir para a discussão sobre novas metodologias no ensino de língua estrangeira em formato não-presencial. Os resultados indicaram que o ensino contextualizado favorece uma aprendizagem mais efetiva e instigante, tendo em vista que os discentes podem desenvolver suas habilidades sociocomunicativas através de práticas que evidenciam o uso real da língua alvo.


Palavras-chave


Espanhol como língua estrangeira; Aplicação profissional; Ensino remoto; Sequência didática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Línguas & Ensino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.