AL-FARRÁBIOS DA SALA DE CASA: UM RELATO DAS ESTRATÉGIAS DE ALFABETIZAÇÃO REMOTA EM LÍNGUA ÁRABE EM MEIO À PANDEMIA DO COVID-19

PAULA CAFFARO, JÚLIO FILHO

Resumo


A pandemia trouxe desafios jamais antes enfrentados pela humanidade. No âmbito da educação, não foi diferente. Quanto ao ensino de idiomas (L2 ou não), pode-se dizer que uma revolução pedagógica técnica e metodológica aconteceu, de forma orgânica, primeiramente no nível da práxis e, então, adentrou pelo campo da teoria. O que se observou no ano letivo de 2020, sobretudo em cursos que antes da pandemia eram presenciais, não pode ser caracterizado nem como Ensino à distância (EaD) e nem como sala de blended learning, com o uso intensivo de tecnologias, intrínseca à prática pedagógica diária, como oficialmente tem se apregoado. Esse híbrido improvisado: o ensino remoto mediado por tecnologias, impõe novos desafios − e limites − dentro de sala de aula de língua estrangeira no nível A1 (de acordo com o European Common Framework), sobretudo na etapa de alfabetização em línguas com outros sistemas alfabéticos, como o árabe. Este é, portanto, o cerne deste artigo: como esse ensino remoto mediado por tecnologias − imposto pela pandemia do Covid-19 − influenciou o processo de aprendizagem de língua árabe na etapa de alfabetização. Para tal, serão analisadas as táticas e materiais didáticos usados em sala de aula voltados ao desenvolvimento de capacidades linguísticas específicas (F.A.L.E. − Fala, Audição, Leitura e Escrita) e seus resultados tangíveis, quantitativa e qualitativamente.


Palavras-chave


Ensino remoto; alfabetização; árabe; língua estrangeira A1

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Línguas & Ensino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.