APRENDIZAGEM INVERTIDA: REFLEXÕES SOBRE O USO E APLICABILIDADE DA METODOLOGIA ATIVA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

MARCOS FILHO, FERNANDA LACERDA

Resumo


O objetivo deste artigo se ramifica em duas partes complementares. Inicialmente, busca-se discutir sobre as impressões a respeito da iniciativa do projeto CLAC em adotar a modalidade remota durante os meses de quarentena. Em termos de interação, a experiência trouxe inúmeras adaptações frente às novas perspectivas no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Em um segundo momento, o artigo põe-se a tratar das consequentes escolhas metodológicas feitas mediante observação do desenvolvimento das aulas em uma das turmas de italiano do projeto. O enfoque aqui, portanto, recairá sobre a decisão em aplicar a metodologia ativa do aprendizado invertido (cf. Bergmann; Sams, 2014) como estratégia nuclear ao repensar a sala de aula e suas respectivas atribuições, além de conferir valor ao método, haja vista sua grande funcionalidade e contribuições, especialmente neste período em que objetividade, organização e incentivo instrutivo à autonomia pelo professor são determinantes para manter a participação e desempenho da turma.


Palavras-chave


Ensino remoto; aprendizado invertido; metodologia ativa; autonomia

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