PRODUÇÃO TEXTUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PARÁGRAFO ARGUMENTATIVO NO ENSINO REMOTO DO CLAC

MÔNICA ORSINI, SAMUEL MALAQUIAS

Resumo


Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, os cursos de Redação do CLAC viram-se obrigados a pensar em novas estratégias e metodologias para se adaptarem ao novo contexto. Tais mudanças refletiram-se particularmente nas estratégias de avaliação. Em face do distanciamento físico e afetivo, decorrente do ensino remoto, tornou-se imperativo criar propostas avaliativas de acompanhamento da evolução dos discentes, e não apenas de atribuição de notas. Além disso, o uso de suportes digitais online e offline impõem estratégias adequadas a essas ferramentas, que podem ou não equivaler a recursos utilizados no modelo presencial. Assim, no curso de Redação I, propusemos atividades de produção textual síncronas e assíncronas, segmentadas em etapas. Essas propostas foram baseadas em Luckesi (2012, p. 35), que afirma ser a avaliação“um momento dialético de “senso” do estágio em que se está e de sua distância em relação à perspectiva que está colocada como ponto a ser atingido à frente”. A evolução positiva dos alunos, no que tange à proficiência de leitura textos argumentativos e escrita de parágrafos argumentativos, mostrou que as estratégias avaliativas adotadas atenderam aos seus propósitos, no contexto do ensino remoto emergencial.


Palavras-chave


Produção textual; Estratégias avaliativas; Argumentação

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