PRÁTICA ORAL E INTERAÇÃO: O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

BRUNO MEDEIROS, CAROLINA SILVA, JEAN GOMES

Resumo


A interação entre os estudantes é um elemento fundamental para o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. No entanto, questiona-se como promovê-la em um formato de ensino remoto, levando em consideração que os aprendizes não apresentam contato direto nas aulas. Este trabalho tem, portanto, o objetivo geral de contribuir para a discussão de novas metodologias de ensino de língua estrangeira em período de distanciamento social. Já o objetivo específico é apresentar uma atividade assíncrona desenvolvida para o ensino remoto de espanhol do nível 1 do CLAC. A tarefa consistia na elaboração de uma videochamada, realizada em grupo, em que os alunos deveriam discutir mudanças em suas rotinas durante o período de pandemia. Buscou-se, por meio dessa, promover a interação e a prática oral coletiva. Observou-se uma grande adesão dos discentes na realização da atividade, o que permitiu uma boa avaliação do desempenho oral dos aprendizes em contexto real de uso da língua. Além disso, destaca-se que, após esse momento, se constatou uma maior participação dos alunos nos encontros síncronos.


Palavras-chave


Interação; ensino de língua estrangeira; Espanhol; ensino remoto; prática oral

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