LÍNGUA ÁRABE EM MODALIDADE REMOTA: DESAFIOS E SOLUÇÕES

ALINE MOTA, BIANCA SILVA

Resumo


Este trabalho pretende apresentar uma experiência com o ensino de língua árabe na modalidade remota, no que diz respeito aos problemas que esse modelo gerou e às soluções encontradas para superar tais desafios em um momento ímpar da educação brasileira, assim como da sociedade em geral. Trata-se de um relato de experiência em uma turma do CLAC (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade), turma de Árabe II, no segundo semestre de 2020, em tempos de pandemia da COVID-19. Foram utilizadas algumas estratégias com o objetivo de dirimir os problemas apresentados pela turma, a saber, (i) a deficiência da escrita, já que a turma estava em processo de alfabetização, o qual se inicia no primeiro período e, muitas vezes, é consolidado apenas no segundo; (ii) a dificuldade de diferenciar fonemas, devido à qualidade de som e velocidade de internet, dificultando a compreensão. Além disso, foi identificado um terceiro problema, porém, neste caso, trata-se do resultado da descontinuidade dos estudos e da falta de contato com o árabe, uma língua pouco divulgada no Brasil e com pouca disponibilidade de materiais para falantes de português. Tomou-se por base os pressupostos da Linguística Aplicada ao ensino de língua estrangeira, no que diz respeito à análise dos problemas de ensino-aprendizagem e às estratégias utilizadas para solucioná-los. Por fim, deseja-se, ainda, apresentar a experiência de adaptação de ensino com as ferramentas tecnológicas e métodos de avaliação.


Palavras-chave


Ensino remoto; Língua árabe; Linguística Aplicada.

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